Papa reza pelos desempregados e lembra «dom do Espírito Santo»

Francisco recordou os que ficaram sem emprego por causa da pandemia e apresentou o Espírito Santo como aquele que “ensina tudo, apresenta-nos o mistério, faz-nos recordar e discernir”

“Unimo-nos hoje aos fiéis de Termoli, na festa da invenção do corpo de SãoTimóteo. Nestes dias, muitas pessoas perderam o emprego; eles não foram readmitidos, trabalhava, sem contrato. Rezemos pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem com essa falta de trabalho”, disse o papa no início da eucaristia a que presidiu, esta manhã, em Santa Marta, no Vaticano.

Na sua homilia, e tomando para meditação as palavras de Jesus, no evangelho de São João, em que logo após a ceia promete aos discípulos, o Espírito Santo, Francisco lembrou o papel do “Paráclito”.

“Paráclito significa em grego, aquele que apoia. Esta é a função do Espírito Santo. Ele ensina-nos o mistério da fé. Ensina-nos a entrar no mistério e a entender um pouco mais o mistério. Ensina-nos a doutrina de Jesus e ensina-nos o modo como desenvolver a nossa fé sem cometer erros, porque a doutrina cresce, mas sempre na mesma direção: cresce no entendimento. O Espírito ajuda-nos a crescer no entendimento da fé, para entender mais, para entender o que a fé diz”.

Para o papa a fé e a doutrina não são “realidades estáticas, mas desenvolvem-se”. Para que crescem saudáveis contam com o “Espírito Santo que impede que a doutrina cometa erros” e ajuda-nos a “desenvolver em nos a compreensão do que Jesus nos ensinou”, explicitou.

Francisco sustentou que é o Espírito Santo que recorda em cada um “a memória do que Jesus ensinou” e a “memória da própria vida” para que no meio “da vida” nos guie “num discernir do caminho certo e nas pequenas decisões”.

No final o papa rezou pedindo a Deus que “nos ajuda a guardar esse dom que Ele nos deu no batismo e que todos temos dentro”.

Educris|11.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades