Papa Francisco: «Alimentar o Espírito Santo com a Catequese»

Na festa do batismo do Senhor o Papa Francisco celebrou a eucaristia, com rito de batismo para 32 crianças, na Capela Sistina. Na sua homilia o Papa lembrou a importância de "batizar as crianças", para que "cresçam com a força do Espírito Santo" e destacou a importância o o papel dos pais "na catequese e no crescimento da fé!".

 

Leia, na íntegra e em português, a homilia do Santo Padre

Como Jesus andou e se fez batizar, também vós trazeis aqui os vossos filhos

Jesus responde a João: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» (cf. Mt 3,15). Batizar uma criança é um ato de justiça, para ele. E porquê? Porque no batismo damos-lhe um tesouro, no batismo damos-lhe uma promessa: o Espírito Santo. A criança sai [do batismo] com o poder interior do Espírito: o Espírito que o defenderá e o ajudará durante toda a vida. É por isso que é tão importante batizá-los enquanto crianças, porque eles crescem com o poder do Espírito Santo.

Esta é a mensagem que eu gostaria vos passar hoje. Vós trazeis aqui os vossos filhos, [porque trazemos] dentro o Espírito Santo. E cuidai para que cresçam com a luz, com o poder do Espírito Santo, através da catequese, a ajuda, o ensino, os exemplos que dareis em casa... Esta é a mensagem.

Não gostaria de vos dizer nada mais forte. Talvez um aviso. As crianças não estão acostumadas a vir para à Sistina, é a primeira vez! Não estão acostumados a estarem fechados num ambiente até um pouco quente. Não estão habituados a vestir-se assim, para uma festa tão bonita como a de hoje. Vão sentir-se um pouco desconfortáveis ??em algum momento. E um começará [a chorar]... – ainda que o concerto ainda não tenha começado! - mas um começará, depois o outro ... Não tenhais medo, deixai as crianças chorarem e lamentarem-se. Mas se o teu bebé chora e reclama, talvez seja porque está muito quente: tirai-lhe algo; ou porque ele está com fome: amamentai-o aqui, sim, sempre em paz. Uma coisa que eu também disse no ano passado: eles têm uma dimensão "coral": basta dar um "a" e todos começam, e o concerto acontecerá. Não se assustem. É uma bela pregação quando numa igreja chora uma criança, um belo sermão. Fazei de modo a que se sintam bem e continuais adiante.

Não esqueçais: transportar o Espirito Santo dentro da criança.

Tradução Educris a partir do original em italiano

12.01.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades