Emirados Árabes Unidos esperam «Peregrino da Paz»

Francisco inicia esta tarde visita ao território dos Emirados Árabes Unidos, lugar de maior presença cristã na península arábica, para estreitar laços com o Islão e ser «Portador da Paz».

O Papa Francisco chega hoje a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), para uma visita histórica de três dias ao país que conta com quase de um milhão de cristãos, cerca metade de todos os cristãos presentes daquela parte do globo.

A chegada ao território está marcada para este Domingo, dia 3 de fevereiro, às 22h00 locais [18h00 em Portugal Continental], com acolhimento pela entidades oficiais daquele país islâmico.

Para amanhã, segudna feira, o dia começa pelas 12h00 com uma cerimónia de boas vindas no Palácio presidencial. Segue-se a visita oficial ao príncipe herdeiro, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Da parte da tarde, às 17h00 Francisco vai encontrar-se com e os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos na Grande Mesquita de Abu Dhabi, um espaço de oração com capacidade de acolher mais de 40 mil fiéis.

Segue-se, às 18h10 locais, o encontro interreligoso «Fraternidade Humana». O ano de 2019 foi convocado pelas autoridades dos Emirados como o «Ano da tolerância».

O dia 5 de fevereiro inicia-se pelas 9h15 com um encontro privado na Catedral. Às 10h30 o Papa Francisco vai celebrar eucaristia no Zayed Sports City com capacidade para 120 mil pessoas.

Segue-se a partida para Roma onde deve chegar pelas 17h00 locais [16h00 em Portugal continental].

Com uma população maioritariamente estrangeira os EAU contam com uma população autotone maioritariamente islâmica. O país permite os cultos cristãos ao contrário do seu vizinho, a Arábia Saudita.

Papa lembra EAU como lugar de tolerância e fraternidade

Na mensagem enviada pelo Papa aos habitantes dos EAU Francisco lembra que "a fé em Deus unifica, não divide, aproxima as pessoas, mesmo com as suas diferenças, enquanto as mantém longe das hostilidades e da aversão".

No vídeo, disponibilizado no passado dia 1 de fevereiro pelos serviços do Vaticano, o papa argentino refere-se aos EAU como "uma terra que procura ser um modelo de convivência, fraternidade humana e encontro entre diferentes civilizações e culturas, onde muitos encontram um lugar seguro para trabalhar e viver livremente, respeitando a diversidade".

A visita acontece dias depois do Papa ter participado na Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, e antecede a visita de Francisco a Marrocos, que se realiza a 30 e 31 de março deste ano. Hoje, após a recitação mariana do Ângelus, o Papa Francisco pediu a paz para o Yemen mostrando-se "consternado e preocupado" com a "grande crise humanitária" que se vive no território que faz fronteira com a Arábia Saudita.

Educris|03.02.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades