Vaticano: «Proximidade e ternura», as atitudes do Pastor

Francisco destacou as verdadeiras atitudes do pastor, dos bispos e dos sacerdotes no seguimento de Jesus e no serviço ao povo de Deus.

Na sua homilia matinal, na capela da casa de Santa Marta, no Vaticano, Francisco tomou o trecho do evangelho de Marcos, que narra dois episódios de cura por parte de Jesus, para atualizá-los na vida dos pastores, bispos e padres:

"Estes dois episódios contam-nos como era um dia na vida de Jesus. Caminhar, estar no meio do povo, ocupar-se dele. As atitudes do verdadeiro pastor são aquelas com as quais Jesus acompanhou o Seu povo. A proximidade e a a ternura, não a rigidez nem o julgamento", afirmou o Papa citado pelo site do Vaticano. 

O Papa lembrou que "a multidão seguia Jesus" ao longo do caminho porque "Deus prometeu acompanhar os eu povo estando no meio dele:

"Jesus não abre um escritório de aconselhamento espiritual com um cartaz a dizer 'O profeta recebe segunda, quarta e sexta das 15h00 às 18h00. A entrada custa tanto ou, se quiserem, podem deixar uma oferta'. Não. Jesus não faz assim. Jesus também não abriu um consultório médico com o cartaz ‘Os doentes devem vir tal dia, tal dia, tal dia e serão curados’. Jesus coloca-se no meio do povo".

Para o Papa "o pastor é ungido com óleo no dia da sua ordenação: sacerdotal e episcopal. Mas o verdadeiro óleo, aquele interior, é o óleo da proximidade e da ternura. O pastor que não sabe fazer-se próximo, falta-lhe alguma coisa: Talvez seja o dono do campo, mas não é um pastor. Um pastor ao qual falta a ternura, será um rígido, que bate nas ovelhas. Proximidade e ternura", pediu Francisco lembrando o exemplo de Jesus.

No final o Papa rezou pelos pastores da Igreja:

"Hoje poderemos rezar na Missa pelos nossos pastores, para que o Senhor lhes dê esta graça de caminhar com o povo, estar presente no meio do povo com tanta ternura, com tanta proximidade. E quando o povo encontra o seu pastor, tem aquele sentimento especial que somente se pode sentir na presença de Deus – e assim termina a passagem do Evangelho – «E todos ficaram admirados»".

Educris com Vatican.va

 30.01.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades