Papa Francisco: «Desprezar e maltratar os fracos é marca do pecado original»

Na primeira eucaristia a que presidiu no novo ano na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa criticou a tentação em agredir os mais fracos, a qual apontou como “uma marca do pecado original” e uma “obra de Satanás”.

“O que existe dentro de nós e que nos leva a desprezar, a maltratar, a ridicularizar os mais fracos? É algo que é corriqueiro, como se eu tivesse a necessidade de desprezar o outro para me sentir seguro. Como uma necessidade”, apontou Francisco.

Na sua meditação Francisco começou por mostrar esta “estranha” maneira de tratar os mais fracos e que já está presente na Bíblia, para lembrar os episódios cada vez mais frequentes e alarmantes de Bullying entre crianças e jovens nas escolas:

“Hoje vemos continuamente, nas escolas, esse fenómeno de agredir o mais fraco, agredir só porque o outro é gordo, é diferente, é estrangeiro, é negro… agredir, agredir… As crianças, os jovens… Isto significa que existe algo dentro de nós que nos leva a isto. À agressão dos mais fracos”, sustentou.

Esta vontade de “atacar o mais fraco, de gozar com pobre” resulta da presença em nós “do pecado original”:

“Este é um dos traços do pecado original, porque o ataque aos mais fracos sempre foi o trabalho de Satanás desde o início. Ele fê-lo com Jesus e fá-lo hoje com as nossas fraquezas. Em satanás, de fato, não existe compaixão. E assim, da mesma forma quando temos um bom desejo de fazer uma obra boa, uma obra de caridade, dizemos ‘é o Espírito Santo que me inspira a fazer isto’, quando nós nos damos conta que temos dentro de nós este desejo de agredir alguém porque é fraco, não duvidemos: o diabo está ali. Porque isto é obra do diabo, agredir o fraco’, sintetizou.

Para Francisco é fundamental pedir “ao Senhor para nos ajudar a superar esta crueldade” e exortou os fiéis a “pedir a Deus a graça da compaixão” que vem “de Deus” pois apenas com “a sua graça podemos caminhar”.

Educris com Osservatore Romano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades