Basileia/Taizé: Mensagem do Papa ao 40º Encontro Europeu

Papa Francisco escreveu aos milhares de jovens reunidos na cidade Suiça de Basileia, para o 40.º Encontro Europeu organizado pela comunidade ecuménica de Taizé.


Leia, na íntegra, a mensagem do Papa Francisco assinada pelo secretário de estado do vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

 

Queridos jovens,

Viestes em grande número de toda a Europa, e também de outros continentes, para viver em Basileia, nas fronteiras da Suiça, França e Alemanha, o 40º encontro organizado e animado pela Comunidade de Taizé. E sois conduzidos pelo desejo de aprofundar juntos, as fontes da alegria. Este é o tema que conduzirá as vossas reflexões e que dará mais luminosidade à vossa oração. Nesta perpetiva, o Papa Francisco assegura-vos a sua grande proximidade espiritual. Efetivamente, tal como escreveu na Exortação apotólica Evangelii gaudium « A alegria do Evangelho preenche o coração e a vida de todos os que reencontram Jesus. Aqueles que se deixam salvar por ele, são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo a alegria nasce e renasce todos os dias » (n.1). Também o Santo Padre se alegra por saber que escolhestes participar neste encontro para acolher e aprofundar a mensagem de Jesus que é fonte de alegria para todos os que lhe abrem o seu coração. E ele agradece-vos pelo facto de terdes respondido ao apelo do Senhor que vos reúne na alegria do seu amor.

O Papa encoraja-vos a que vos deixeis habitar por esta alegria que nasce da amizade vivida com Jesus, e que nunca nos fecha aos outros, nem aos sofrimentos deste mundo. Ele convida-vos a ficarem conectados ao Senhor, através da oração e da escuta da sua palavra, a fim que ele vos ajude a desenvolver os vossos talentos para « fazer crescer uma cultura da misericórdia, alicerçada na redescoberta do encontro com os outros: uma cultura na qual ninguém olha para o outro com indiferença, nem esconde o olhar quando vê o sofrimento dos irmãos » (Carta apostólica Misericordia et misera, n.20).

No decurso do ano que agora termina, fez-se memória do 500º aniversário da Reforma. Também o Papa pede ao Espírito Santo que vos ajude, jovens protestantes, católicos e ortodoxos, a que vos alegreis e a que vos enriqueçais da diversidade dos dons dados a todos os discipulos de Cristo, por forma a manifestardes que a alegria do Evangelho nos une para além de todos os ferimentos das nossas divisões. E encoraja-vos a que não tenhais medo de percorrer as estradas da faternidade para que o vosso encontro em Basileia torne visível a comunhão alegre que corre transbordante da fonte do coração do Senhor.

Confiando-vos ao Senhor para que possais cantar com a Virgem Maria as maravilhas do Seu amor, que é fonte de alegria, o Santo Padre dá-vos a sua sentida benção, a vós jovens participantes neste encontro, aos irmãos de Taizé, bem como a todas as pessoas da Suiça, de França e da Alemanha que vos acolhem.

Cardeal Pietro Parolin
Secretário de Estado de Sua Santidade.

 

Tradução Educris a partir do original em italiano

Foto: Taize.fr



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades