Mianmar: «A Uniformidade está a matar a Humanidade»

“A paz constrói-se com a harmonia e não com a uniformidade” que é “uma colonização de culturas”.

No segundo dia da visita a Mianmar o Papa Francisco encontrou se hoje com os líderes religiosos de Mianmar no Arcebispado de Rangún. No seu discurso o Papa agradeceu a presença de todos e afirmou que “as diferenças são uma riqueza para a paz”.

Leia, na íntegra, a intervenção do Santo Padre

Em primeiro lugar, muito obrigado por haverdes vindo. Talvez devesse ser eu a visitar cada um de vós, mas vos fostes generosos e me poupaste a esse trabalho. Obrigado.

No momento em que falastes veio-me à mente uma oração, uma oração que rezamos amiúde, retirada do Livro dos Salmos: «Quão bonito é ver os irmãos unidos». A unidade não significa uniformidade, mesmo dentro da mesma confissão. Cada um tem os seus valores, as suas riquezas, e também os seus defeitos.

Todos somos diferentes e cada confissão tem as suas riquezas, tradições, riquezas para dar, compartilhar. E isso só pode ser se você viver em paz. E a paz é construída no coro das diferenças. A unidade sempre vem com diferenças.

Por três vezes um de vós usou a palavra «harmonia». Essa é a paz: Harmonia. Nós, neste tempo que nos é dado viver, experimentamos uma tendência mundial que busca a uniformidade, o fazer tudo igual. Isto é mata a Humanidade. Isto é uma colonização cultural. E devemos entender a riqueza das nossas diferenças - étnicas, religiosas, populares – porque a partir dessas diferenças acontece o diálogo. E a partir dessas diferenças, um aprende do outro, como irmãos... Como irmãos que estão a ajudar a construir este país, que até mesmo em termos geográficos tem tanta riqueza e diferenças. A natureza em Mianmar tem sido muito rica em diferenças. Não tenhamos medo das diferenças. Um é o nosso Pai, nós somos todos irmãos. Queiramo-nos como irmãos. E se discutimos entre nós, que seja como irmãos. Sempre voltam a ser irmãos. Penso que só assim se constrói a paz.

Agradeço-vos terem vindo visitar-me. Mas sou eu que vos estou a visitar a vós, e quereria ao menos que espiritualmente tivessem essa visita: a de um irmão mais.

Obrigado. Construam a paz. Não se deixem igualar pela colonização das culturas. A verdadeira harmonia divina é feita através das diferenças. As diferenças são uma riqueza para a paz.

Muito obrigado. E permito-me uma oração, de irmão para irmãos. Uma antiga bênção que a todos nos inclui: «O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor levante sobre ti o seu rosto e te dê a paz. (Nm 6,24-26)

Muito obrigado!

Tradução Educris a partir do original italiano 

Imagem: lastampa

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades