ONU: "A Solidariedade é a base do bem comum"

O observador permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas (ONU) D. Ivan Jorkovic sustenta que "para a promoção e a proteção do bem comum é necessário reconhecer o papel da solidariedade internacional".

Na sua intervenção, no decorrer da 35ª sessão do Conselho para os Direitos Humanos que decorreu na sede da ONU em Genebra, o prelado considerou a "solidariedade como a resposta para os desafios atuais" da humanidade:

"A comunidade internacional é atualmente chamada a enfrentar numerosos fenómenos como as migrações, as mudanças climáticas, os desastres naturais, os conflitos armados e a crescente discrepância entre pobres e ricos. A solidariedade internacional representa uma abordagem eficaz para responder a tais desafios", sustentou o Arcebispo esloveno.

D. Ivan Jorkovic citou as palavras do Papa Francisco na sua intervenção no TED 2017, que afirmou a solidariedade como «uma atitude de fundo nas escolhas ao nível político, económico, científico, nas relações entre as pessoas, entre os povos e os países»:

"Somente pela educação à fraternidade, a uma solidariedade concreta se pode superar a cultura do descarte", afirmara o Papa na ocasião.

O Arcebispo esloveno apresentou a "solidariedade não somente como um dever, mas um valor moral que deriva do princípio da fraternidade humana. A solidariedade é o cuidado incondicional do outro e requer o empenho de indivíduos, privados, realidades nacionais e internacionais. A prioridade é aplicar e reforçar o princípio da responsabilidade de proteger as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis".

No final da sua intervenção o observador permanente da Santa Sé na ONU afirmou que a "solidariedade é o antídoto mais eficaz contra os modernos populismos":

"A solidariedade comporta a consciência de ser parte de um só corpo e, ao mesmo tempo, implica a capacidade que cada membro tem de ‘simpatizar’ com o outro e com o todo. Se um sofre, todos sofrem", apontou citando o Papa Francisco na sua intervenção de 24 de março aos chefes de estado e de governo da União Europeia.

Educris|09.06.2017

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades