Vaticano: "Discernir o Espírito antes de uma decisão"

"É preciso deixar-se interpelar pelo Espírito Santo, aprender a ouvi-lo antes de tomar decisões". As palavras são o centro da meditação do Papa Francisco, nesta manhã, na homilia proferida na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

No dia seguinte ao Domingo da Ascensão do Senhor, e em vésperas da solenidade de Pentescostes, o Papa recordou o agir dos primeiros cristãos e o modo como a Igreja primitiva pedia a intervenção do Espírito Santo antes de qualquer decisão:

"Vejamos a comunidade de Éfeso. Eram pessoas boas, procuravam seguir os ensinamentos de Jesus e das suas testemunhas mas não conheciam o dom do Pai. Paulo impôs as mãos sobre eles, desceu o Espírito Santo e começaram a falar em línguas".

Para o Papa é o Espírito Santo "aquele que move o coração" e que leva tantos "a aproximarem-se de Jesus como nos casos de Nicodemos, da Samaritana ou da pecadora".

"Sou capaz de ouvi-lo? Sou capaz de pedir inspiração antes de tomar uma decisão ou dizer uma palavra ou fazer algo? Ou o meu coração está tranquilo, sem emoções, um coração fixo? Certos corações, se nós fizéssemos um eletrocardiograma espiritual, o resultado seria linear, sem emoções. Também nos Evangelhos há essas pessoas, pensemos nos doutores da lei: acreditavam em Deus, todos sabiam os mandamentos, mas o coração estava fechado, parado, não se deixavam inquietar", sustentou.

"Deixar-se inquietar pelo Espírito", exortou o Papa, de modo a que Ele "nos faça discernir e a não ter uma fé meramente ideológica":

"Sentir e discernir: discernir o que sente o meu coração, porque o Espírito Santo é o mestre do discernimento. Uma pessoa que não tem estes movimentos no coração, que não discerne o que acontece, é uma pessoa que tem uma fé fria, uma fé ideológica. A sua fé é uma ideologia", avisou.

No final o Papa pediu aos cristãos para pedir "ao Espírito Santo a graça do discernimento" para que cada um "possa escolher o caminho" que o "espírito lhe susurra ao ouvido".

"Peçamos também nós esta graça de ouvir o que o Espírito diz à nossa Igreja, à nossa comunidade, à nossa paróquia, à nossa família e cada um de nós, a graça de aprender esta linguagem de ouvir o Espírito Santo".

 

Educris com Rádio Vaticano

Educris|29.05.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades