Papa reza «pelo Sínodo» e convida ao «diálogo e à escuta» para «envolver a todos» (C\vídeo)

Francisco reza por uma Igreja capaz de deixar-se "guiar pela força do Espírito Santo em direção às periferias do mundo", chegando a todos, "sem excluir ninguém"

No «O vídeo do Papa», deste mês de outubro, Francisco recorda o mês das missões, e pede aos fiéis uma especial “oração pela Assembleia Geral Ordinária dos Bispos”.

Num processo iniciado em 2021 e que se estende para 2024, o ‘Sínodo sobre a Sinodalidade’ realiza a sua primeira sessão na XVI Assembleia Geral Ordinária que tem lugar em Roma de 4 a 29 de outubro de 2023.

"Trata-se de um caminho que percorremos, como os discípulos de Emaús escutando ao Senhor que sempre sai ao nosso encontro”, afirma o papa.

A dia de celebrar o 97º Dia Mundial das Missões Francisco lembra que a “missão está no coração da Igreja. E mais ainda. Quando uma Igreja está em Sínodo, somente essa dinâmica sinodal é que a faz levar adiante a vocação missionária”, completa.

A mensagem deste mês de outubro contou com a colaboração as Obras Missionárias Pontifícias dos Estados Unidos da América e do Sínodo sobre a Sinodalidade.

“Procura mostrar o conceito de ‘igreja em caminho’, através de um formato chamado de ‘road-movie’ onde é possível vermos pessoas desde o Vaticano até o Camboja, passando pela África, Oriente Médio e América do Norte, filmados em momentos da vida quotidiana”, explicam os produtores.

Para Francisco a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que está prestes a iniciar-se, “não é o fim de nada, mas uma continuação de um caminho eclesial, do qual se poderá recolher os frutos de uma escuta recíproca, entre irmãos e irmãs, todos juntos ao serviço da missão de Cristo”, apela.

No dia 4 de outubro será aberta a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária, onde os bispos e outros participantes se reúnem para recolher os frutos dos processos prévios de escuta. Neste Sínodo, esta assembleia vai realizar-se em duas sessões com um ano de diferença: de 4 a 29 de outubro de 2023 e em outubro de 2024.

Educris|30.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades