Ângelus: Papa agradece trabalho dos catequistas e deseja o «encontro com Cristo Vivo» para os mais novos

Francisco lembrou início do ano catequético e reafirmou a sua “proximidade” para com o povo de Marrocos

O Papa Francisco lembrou hoje o início do ano catequético e agradeceu o trabalho dos catequistas.

“Dou graças pela missão de todos os catequistas”, afirmou no final da recitação da oração mariana do Ângelus, no Vaticano.

Perante centenas de fiéis o Papa desejou “aos rapazes e às raparigas da catequese a alegria de encontrarem Jesus”.

Precisamente neste dia, há um ano atrás, o Papa encerrava os trabalhos do III Congresso Internacional da Catequese, no Vaticano, e pedia aos catequistas para tornarem “ visível e tangível a pessoa de Jesus Cristo, que ama cada um de vós e por isso torna-se a regra da nossa vida e o critério de julgamento da nossa ação moral”.

“A finalidade da catequese, que é uma etapa privilegiada da evangelização, é a de ir ao encontro de Jesus Cristo e deixá-lo crescer em nós”, expressou na ocasião do seu encontro com catequistas de todo o mundo, e onde estava também uma comitiva portuguesa com mais de oito dezenas de catequistas.

Correção Fraterna: Uma elevada expressão de amor

Antes da recitação da oração mariana do Ângelus o Papa reafirmou a necessidade dos fiéis se treinarem “na correção fraterna”, como “uma das expressões mais elevadas do amor” e se afastarem “da tagarelice é uma praga na vida das pessoas e das comunidades, porque traz divisão, traz sofrimento, traz escândalo e nunca ajuda”, apontou.

Para Francisco quando algum fiel erra a comunidade “deve fazê-lo sentir que, ao mesmo tempo que condena o erro, está perto da pessoa com oração e carinho, sempre pronta a oferecer perdão, compreensão e a começar de novo”.

Estamos próximos do povo de Marrocos

No final do Ângelus o Papa manifestou a sua “proximidade ao querido povo de Marrocos, atingido por um terramoto devastador”.

“Rezo pelos feridos, por quantos perderam a vida – tantos! – e pelas suas famílias. Agradeço aos socorristas e a todos aqueles que trabalham para aliviar o sofrimento das pessoas; a ajuda concreta de todos pode apoiar a população neste momento trágico: estamos próximos do povo de Marrocos”, concluiu.

Educris|10.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades