Coreia do Sul: Papa desafia escuteiros a uma experiência de «amizade e fraternidade»

Portugal marca presença no ‘jamboree mundial’ com mais de 700 escuteiros

O Papa Francisco escreveu aos escuteiros de todo o mundo que se preparam para o 25º Jamboree Mundial que se realiza de 1 a 12 de agosto na Coreia do Sul.

“Rezo para que esta experiência única de amizade e fraternidade com outros jovens de todo o mundo não seja apenas emocionante, mas também enriquecedora espiritualmente”, desejou o Papa.

Na Carta o Papa lembra que o Jamboree, “como outras ocasiões” podem ser momentos importantes “que nos fazem abrir os olhos para a beleza e a diversidade de nossa grande família humana” e desejou que seja momento de encorajamento para “fazer a nossa parte na construção de um mundo justo, solidário e pacífico, no qual cada pessoa seja acolhida e ajudada a realizar os seus sonhos e esperanças mais profundas”.

Dinamizado pela Organização Mundial do Movimento Escutista, o 25º Jamboree Mundial espera acolher mais de 40 mil escuteiros, de 170 países do mundo sob o lema «Desenha o teu Futuro», informa a organização no seu site oficial.

Na carta o Papa Francisco afirma-se “feliz” por saber que “uma parte importante da experiência” dos jovens escuteiros passa “pela visita à área da Fé e Crenças”.

“As crenças religiosas são a expressão dos nossos valores mais fundamentais, e uma fonte de inspiração para os esforços que dedicamos ao colocarmo-nos ao serviço de tudo o resto, especialmente dos mais pobres, vulneráveis ??e necessitados, aqueles dons e talentos com os quais Deus nos deu”, enfatizou.

Para o Papa a designada ‘regra de ouro’, ensinada por Jesus deve estar na mente, no coração e nas mãos dos escuteiros de todo o mundo pois “como filhos e filhas do nosso Pai Celestial, devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados”.

“Espero que ao virdes a esta tenda católica possais aprender mais sobre a vida e os ensinamentos do Senhor e que isso vos encoraje a embarcar numa busca pessoal de sabedoria e verdades espirituais que vos capacitem a levar uma vida boa e santa, em harmonia com a beleza da Criação e em serena harmonia com todos os nossos irmãos e irmãs”, desejou.

Aos escuteiros de todo o mundo o Papa expressou a sua “oração carinhosa” e desejou que “Jesus acompanhe cada um de vós no caminho da vida e vos ajude a ‘desenhar o vosso sonho’”, concluiu.

De Portugal, e de acordo com a ‘Flor de Lis’ vão participar 772 portugueses numa representação portuguesa dinamizada pela Federação Escutista de Portugal, organismo que une as duas associações escutistas de Portugal perante a Organização Mundial do Movimento Escutista, o Corpo Nacional de Escutas e Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). Este será o maior contingente que Portugal já levou a um acampamento mundial.

O Escutismo é um movimento à escala mundial agrupado em 164 Organizações Escutistas Nacionais, presentes em 224 países e territórios, constituído por mais de 40 milhões de crianças e jovens, homens e mulheres em todo o mundo.

Fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, o Escutismo é um movimento educacional e formativo, através da educação não-formal, baseado num método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade, através de um sistema de autoeducação progressiva baseado num sistema de valores.

O CNE – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português fundado em 27 de maio de 1923, é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 70 mil Escuteiros, distribuídos por 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país e ilhas.

O CNE é um movimento da Igreja Católica, reconhecido pelo Governo Português desde 1983 como instituição de utilidade pública, sem fins-lucrativos, apartidária e não-governamental.

Educris|25.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades