Cinema: Documentário sobre o pontificado do Papa Francisco em estreia (C\vídeo)

‘Em viagem’ (In Viaggio) tem estreia marcada para 27 deste mês nas salas de cinema de todo o País

Apresentado pela primeira no nosso país na 16.ª Festa do Cinema Italiano, em abril passado, ‘In Viaggio’ é um documentário de Gianfranco Rosi, cineasta italiano que em 80 minutos dá a conhecer as linhas fundamentais do pontificado do Papa argentino através das 37 viagens apostólicas realizadas pelo pontífice desde 2013.

“Este é um filme no qual me senti um espectador. Quer ser um tributo a quem procura mudar as coisas, enfrentando os dramas do nosso mundo. Quando olha a multidão, parece que o Papa olha cada um nos olhos”, refere o realizador na nota enviada ao EDUCRIS.

Apresentado pela primeira vez em 2022, na Mostra de Cinema da Bienal de Veneza, fora de concurso, o documentário propõe uma “síntese do peregrinar do Papa em quase dez anos de pontificado”.

“O filme é o retrato de um homem que nos faz olhar para mais longe e refletir sobre temas universais”, declarou na ocasião o cineasta italiano.

Em apenas 80 minutos o espetador vai poder ver sintetizado mais de 600 horas de material recolhido.

Rosi aproximou-se à figura e ao pontificado de Francisco com o desejo de narrar o seu compromisso a favor dos excluídos, expressão de uma Igreja em campo, e que fica claro logo na primeira viagem à ilha de Lampedusa.

“Um samaritano, antes ainda que um pastor. Uma figura-farol no horizonte do compromisso humanitário”, recorda.

Depois do acesso às gravações, disponibilizadas pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, o realizador italiano desafiou-se à laboriosa arte de “transformar em linguagem cinematográfica filmagens realizadas para exigências televisivas”.

‘In viaggio’ centra-se nos temas fundamentais do pontificado de Francisco como as periferias, pobreza, solidariedade, diálogo, cuidado pela criação, migrações e a firme condenação da guerra.

Educris|18.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades