JMJ Lisboa 2023: Que juntos levantemos a «taça da fraternidade», pede o Papa

Francisco encontrou-se com jovens que argentinos que se preparam para participar na Jornada Mundial da Juventude que acontece de 1 a 6 de agosto, em Lisboa

O Papa comparou ontem a JMJ a um “’mundial’ em que todos ganham” e convidou os jovens a vestir “a camisola da fé, do amor a Deus e aos irmãos”.

“Como milhares de outros jovens ides a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude. Como Maria, no lema deste ano, também vós vos levantastes e deixaste o conhecido: as vossas famílias e comodidades. Partis ao encontro dos outros e o que vos identifica, para lá da vossa guitarra e do mate, é esta camisola: a do amor a Deus e aos irmãos”, sustentou.

Numa audiência privada aos jovens da diocese de Córdoba, na Argentina, Francisco enfatizou a importância do “estar juntos” e da “partilha sem excluir ninguém”.

“Gostaria de vos perguntar? Destes-vos conta de que se trata de um encontro amigável em que não temos vencidos ou vencedores, onde ganhamos todos. Quando saímos de nós mesmos e nos encontramos com outros, quando partilhamos, quando não excluir ninguém, então somos todos vitoriosos e podemos levantar juntos a ‘taça da Fraternidade’”.

Ao grupo que visita Roma por estes dias, o Papa convidou o exemplo de “muitos cristãos que seguiram Cristo até ao final, de muitos santos e santas que deram a vida por Ele em momentos distintos na história”.

“Isto ensina-nos que na equipa de Cristo, a partida joga-se até ao último minuto, e não nos podemos distrair nem fazer autogolos. Temos de estar atentos, jogar em equipa, seguir as indicações do diretor técnico, o mesmo é dizer, das pessoas que nos acompanham e nos guiam para sermos cada dia melhores amigos de Jesus”, desenvolveu.

Aos jovens o Papa animou a “viver intensamente este ‘mundial’” que “vos vai enriquecer com uma grande diversidade de rostos, culturas, vivências e manifestações diferenciadas da nossa fé”.

“Podereis, sobretudo, experimentar com profundidade o desejo de Jesus: Que sejamos ‘um’ para que o mundo creia e isso vos ajudará a dar testemunho da alegria do Evangelho a tantos outros jovens que não encontram o sentido para a vida, e que se desviaram do caminho para seguir adiante”, concluiu.

Imagem: Vatican Media

Educris|17.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades