Papa assinala Setingentésimo aniversário da Canonização de Santo Tomás de Aquino

Missiva é dirigida ao presidente do Dicastério para a Causa dos Santos o cardeal D. Marcelo Semeraro

O Vaticano deu hoje a conhecer a carta do Papa Francisco, enviada ao responsável pelo Dicastério na celebração dos 700 anos da canonização de São Tomás de Aquino, doutor da Igreja e um dos maiores pensadores da idade medieval na Europa.

“Cheio do espírito de compreensão do Altíssimo, São Tomás de Aquino, sacerdote e Doutor da Igreja, aprendeu sem ficção e sem inveja, compartilhou a sua sabedoria excecional com orações e escritos”, escreve o Papa.

Para Francisco o santo da Ordem dos Frades Pregadores (OP) procurou “investigar reverentemente os mistérios divinos com a razão, e contemplá-los com fé fervorosa”:

“Escreveu muitas obras e ensinou inúmeras coisas, sendo exímio nas disciplinas filosóficas e teológicas”, desenvolve o Papa.

Francisco alegra-se “pelos vários projetos que na Igreja honram o zelo deste ilustríssimo Doutor da santidade e o estudo da sagrada doutrina” e congregam “três dioceses em uníssono” nas celebrações que agora se iniciam e se prolongam até 2025.

A missiva nomeia o cardeal D. Marcelo Semeraro como “enviado extraordinário” do Papa Francisco às cerimónias do próximo dia 18 de julho na abadia de FossaNova, em Itália, onde veio a falecer São Tomás de Aquino em 7 de março de 1274.

Imagem: Túmulo de São Tomás de Aquino| Convento dos Jacobins|Toulouse
Fotografia por Pedro Quintans

Educris|14.07.2023



Recursos:
Dependências :
Jesus quer estar na casa do Pai:
São Tomás Aquino:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades