Audiência-geral: «Que este encontro nos aproxime até à unidade em Cristo», deseja o Papa

Francisco acolheu hoje, em Roma, o Papa Tawadros II de Alexandria e Patriarca da Sé de São Marcos, na comemoração de do encontro entre o Papa São Paulo VI e o Papa Shenouda III em 1973. O Papa desejou que a unidade entre a Igreja Católica e a Igreja Copta Ortodoxa continue a dar “passos firmes” para a unidade e alegrou-se pela celebração do «Dia da Amizade Copta-Católica»

Leia,na íntegra, a saudação do Papa Francisco ao Papa Tawadros II

Irmãos e irmãs!

É com grande alegria que hoje saúdo Sua Santidade Tawadros II, Papa de Alexandria e Patriarca da Sé de São Marcos, e a ilustre delegação que o acompanha.

Sua Santidade Tawadros aceitou o meu convite para vir a Roma de modo a celebrar comigo o quinquagésimo aniversário do histórico encontro entre o Papa São Paulo VI e o Papa Shenouda III em 1973. Foi o primeiro encontro entre um Bispo de Roma e um Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa, que culminou com a assinatura de uma memorável declaração cristológica comum, exatamente no dia 10 de maio. Em memória deste evento, Sua Santidade Tawadros veio ver-me pela primeira vez a 10 de maio, há dez anos, alguns meses após a sua e a minha eleição, e propôs celebrar sempre no dia 10 de maio o "Dia da Amizade Copta-Católica", que celebramos todos os anos desde então.

Ligamos um para o outro, mandamos saudações e continuamos bons irmãos, não lutamos!

Caro amigo e irmão Tawadros, obrigado por aceitar o meu convite neste duplo aniversário, e rezo para que a luz do Espírito Santo ilumine a sua visita a Roma, os importantes encontros que terá aqui e, especialmente, as nossas conversas pessoais. Agradeço-vos sinceramente o vosso empenho na crescente amizade entre a Igreja Ortodoxa Copta e a Igreja Católica.

Santidade, queridos Bispos e todos os amigos, juntamente convosco imploro a Deus Todo-Poderoso, pela intercessão dos Santos e Mártires da Igreja Copta, que nos ajudem a crescer na comunhão, num único e santo vínculo de fé, esperança e amor cristão. E falando dos mártires da Igreja copta, que são também os nossos, quero recordar os mártires da praia da Líbia, que foram feitos mártires há alguns anos.

Peço a todos os presentes que rezem a Deus para que abençoe a visita do Papa Tawadros a Roma e proteja toda a Igreja Ortodoxa Copta. Que esta visita nos aproxime sempre mais do abençoado dia em que seremos um em Cristo! Obrigado.

Imagem: Vatican Media

Educris|10.05.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades