Francisco apela a uma «cultura de paz», na intenção de oração deste mês (C\vídeo)

Vídeo do Papa, deste mês de abril, destaca os 60 anos da publicação da encíclica Pacem in Terris

"Desenvolvamos uma cultura de paz", pede o Papa Francisco no O Vídeo do Papa  deste mês de abril.

Tendo como pano de fundo a encíclica do Papa João XXIII Pacem in Terris, Francisco denuncia a “guerra” como “uma loucura que está para além da razão” e faz um apelo forte a que se construa uma cultura de paz que só pode existir se houver uma “diminuição do uso das armas”.

“Viver, falar e agir sem violência não é render-se, não é perder nem renunciar a nada. É aspirar a tudo”, afirma Francisco.

Fazendo memória de tantos testemunhos deixados por algumas das pessoas que plantaram sementes de paz no século passado como São João XXIII, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Santa Teresa de Calcutá, o papa cita o ‘Papa Bom’ que afirma, em plena guerra fria, que “A guerra é loucura, está para além da razão. Qualquer guerra confronto armado, acaba sempre como uma derrota de todos”.

A 11 de abril completam-se 60 anos da publicação da encíclica Pacem in Terris escrita pelo Papa João XXIII e que tem como subtítulo ‘Sobre a paz entre os povos que deve ser fundada na verdade, na justiça, no amor e na liberdade’.

Francisco pede para se “fazer da não violência, tanto na via quotidiana, como nas relações internacionais um guia para o nosso agir”.

“A cultura da não violência – concluindo a sua intenção de oração – implica a diminuição do uso de armas, tanto por parte dos Estados como dos cidadãos”, conclui o Papa.

Educris|04.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades