Papa pede «coragem para reafirmar o valor da dignidade humana» (C\vídeo)

Francisco associou-se ontem ao «dia Mundial contra o tráfico de pessoas» com uma mensagem vídeo e um tuite.

O Papa Francisco pediu ontem uma atitude de “coragem” perante os inúmeros atentos à dignidade humana a que assistimos hoje, um pouco por todo o mundo.

“Caminhar juntos com quem está destruído pela violência da exploração sexual e do trabalho, caminhar com os migrantes, os deslocados, com quem procura um lugar para viver em paz e dignidade em família. Convosco, jovens, para reafirmar com coragem o valor da dignidade humana”, afirmou.

Na videomensagem, gravada a po ocasião do 9º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, Francisco desafiou os mais novos a serem “missionários da dignidade humana, contra o tráfico de pessoas e todas as formas de exploração”.

“Cuidem da vossa dignidade e de cada pessoa que encontrarem. Ao tomardes esta atitude estais a contribuir para manter viva a esperança”, considerou.

«Caminhar pela Dignidade» é a mensagem central deste ano, celebrado no dia em que a Igreja recorda a vida e obra de Santa Josefina Bakhita.

Para Francisco o “tráfico humano de pessoas desfigura a dignidade”, pois “a exploração e a sujeição limitam a liberdade e transformam as pessoas em objetos a serem usados?? e descartados”.

“O sistema do tráfico aproveita-se das injustiças e das desigualdades que obrigam milhões de pessoas a viver em condições de vulnerabilidade”, acusa o Papa.

Chamando a atenção para o “tempo difícil que atravessamos”, Francisco dá conta de um empobrecimento repentino provocado “pela crise económica, guerras, mudanças climáticas e tanta instabilidade” que levam a que “o tráfico humano tenha crescido de forma preocupante”, e esteja a afetar “migrantes, mulheres e crianças, jovens como vós, pessoas cheias de sonhos e vontade de viver com dignidade”, lamenta.

Aos jovens o papa desafia a “unir forças para tecer redes do bem, para difundir a luz que vem de Cristo e do seu Evangelho, a luz que simbolicamente será entregue nestes dias aos jovens que vieram a Roma para representar as organizações que colaboram há anos para este dia de oração e compromisso contra o tráfico de pessoas”, completa.

Educris|09.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades