Papa afirma «Fraternidade» como «ingrediente extra», para a educação

Primeiro Vídeo do Papa de 2023 destaca a importância dos educadores e pede a “fraternidade” como “um novo conteúdo do ensino”, de modo a criar “um mundo próximo aos mais vulneráveis”

O Papa Francisco quer ampliar o âmbito da atividade educativa, para que a educação não se concentre apenas no conteúdo.

“O educador é uma testemunha de fraternidade que não entrega apenas seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida”, afirma o Francisco na intenção de oração deste mês de janeiro, e que hoje foi divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa

No primeiro O Vídeo do Papa de 2023, no 8º aniversário da iniciativa, o papa recorda a conversa com a 'Global Researchers Advancing Catholic Education Project’ e reafirma que “educar é correr riscos na tensão entre cabeça, coração e mãos: em harmonia, a ponto de pensar o que sinto e faço; sentir o que penso e faço; fazer o que sinto e penso. É uma harmonia”, completa.

Francisco pede que se acrescente a “fraternidade” como um novo conteúdo ao ensino, na busca de um mundo próximo aos mais vulneráveis.

“A educação é um ato de amor que ilumina o caminho para que recuperemos o sentido da fraternidade para que não ignoremos os mais vulneráveis”, completa.

Deste modo – reforça – os educadores “serão ouvidos com mais atenção e serão criadores de comunidade, por que estão a semear este testemunho”.

Educris|10.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades