Papa agradece aos pais a «decisão de batizar os filhos»

Francisco batizou hoje 13 crianças, na capela Sistina, no Vaticano. Aos pais o Papa agradecer a edição de batizar os filhos, recordou a “entrada na Igreja como o início da caminhada”, e desafiou a que o batismo “seja recordado como um aniversário”

Leia, na íntegra, a homilia do Papa Francisco

Queridos pais, obrigado por trazerdes os vossos filhos aqui, de os fazer entrar na Igreja. E este é um bom dia, por que não esquecemos quando fomos batizados. É como um aniversário, porque o Batismo faz-nos renascer para a vida cristã. Por isso aconselho que ensineis aos vossos filhos a data do Batismo, como um novo aniversário: que todos os anos se lembrem e agradeçam a Deus por esta graça de se terem tornado cristãos. Esta é uma tarefa que eu recomendo que façais.

Então, reflitamos um pouco acerca do facto destas crianças, que estais aqui trazendo agora, estarem a iniciar um caminho, mas cabe a vós e aos padrinhos, ajudá-los a continuar neste caminho. Somos ensinados a rezar como crianças: que aprendam a rezar, como crianças, pelo menos com as mãos, com gestos... Que aprendam a rezar, como crianças, porque a oração será o que lhes dará força ao longo das suas vidas: nos bons momentos, para agradecer a Deus, e nos maus momentos, para encontrar a força. É a primeira coisa que deveis ensinar: rezar.

E rezar também a Nossa Senhora, que é a Mãe, é a nossa Mãe. Dizem que quando alguém está zangado com o Senhor, ou se afastou, Nossa Senhora está sempre por perto para abrir caminho para que possa voltar. É um ditado. O Senhor está sempre perto de nós, mas Nossa Senhora é a mãe, e a mãe está sempre mais perto do que o pai. Sempre. Porquê? Por que é assim. As mães são assim, e isso é ótimo. Que aprendam a ser cristãos.

Eles estão todos quietos agora, e tudo bem. Mas talvez alguém “dê o lá” e comecem. E como as crianças são sinfónicas, todos irão atrás disto. Deixai-os chorar, deixai-os chorar. Talvez alguém esteja chorando de fome: amamentai-o. Com a toda liberdade. O importante é que hoje esta celebração seja de festa, a festa do início de um belo caminho cristão, no qual ajudareis os vossos filhos a progredir. Talvez alguém esteja com muita roupa e com calor: que se sinta confortável, que todos se sintam confortáveis.

Celebramos com eles este início de caminhada. E cabe a vós ajudá-los a seguir em frente. Porque eu termino aqui, mas eles, toda a vida!

Agradeço-vos por esta decisão de os trazer ao batismo. Continuemos a celebração.

Imagem: Vatican Media

Educris|08.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades