«As mulheres conhecem o caminho do bem», afirma o Papa

Francisco comentou a luta das mulheres iranianas pela liberdade, e deu conta de como as mudanças operadas no Vaticano trouxeram mais mulheres a lugares de decisão na Igreja Católica

No final da sua visita ao Bahrein, o Papa Francisco afirmou que “a luta pelos direitos das mulheres é uma luta contínua” e criticou o modo, “quase lendário” como se continua a impedir, “em muitos lugares do mundo”, o acesso das mulheres ao exercício de uma “mesma dignidade em igualdade com o homem”.

“As mulheres são uma dádiva. Deus não criou um homem e um cãozinho feliz para brincar. Ele criou-os homem e mulher. Uma sociedade que não permite as mulheres terem papéis importantes não consegue progredir”, declarou perante a imprensa presente no voo de regresso ao Vaticano.

Na resposta à pergunta da jornalista Carol Glatz, que questionou o Papa acerca do seu apoio “a mulheres e homem que reclamam pelos seus direitos fundamentais”, na linha do documento acerca da Fraternidade Humana, Francisco reforçou a ideia de que “a mulher tem um dom diferente” e um contributo próprio a dar à construção da sociedade.

“A mulher, para resolver um problema, segue o seu próprio caminho, que não é o do homem. E os dois caminhos devem caminhar em conjunto: mulheres iguais aos homens trabalham pelo bem comum com esta intuição que as mulheres têm”.

Francisco deu mesmo o exemplo das recentes nomeações, por si realizadas no Vaticano, e que deram lugares de destaque a mulheres.

“Reparei que sempre que uma mulher vai para uma posição com responsabilidade no Vaticano, as coisas melhoram. Por exemplo, a secretária-geral do Vaticano [ndr: irmã Raffaella Petrini, responsável por 2 mil funcionários], é uma mulher, e as coisas mudaram para melhor. No Conselho para a Economia havia seis Cardeais e seis leigos, todos homens. Mudei isso. Coloquei um homem e cinco mulheres. E isto é uma revolução, porque as mulheres sabem encontrar o caminho certo, sabem seguir em frente”, completou.

Imagem: Vatican MEDIA

Educris|07.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades