Pacto Educativo Global: Vaticano lança três documentos para a implementação

Congregação para a Educação Católica relança a iniciativa após a pandemia covid-19

O Vaticano acaba de apresentar três novos subsídios para a implementação do Pacto educativo Global. Destinados “a educadores que tem a função de acompanhar crianças e jovens nas várias etapas de formac?a?o, formais e informais” os documentos sã constituídos por um vademecum, o volume ‘Educazione tra crisi e speranza’ (Educac?a?o entre a crise e a esperanc?a)”, recentemente publicado pela Livraria Editora Vaticana, concebido como diretriz, e um “modelo de acordo que pode ser usado localmente para operacionalizar a aliança e concretizar o pacto Educativo”.

O volume «Educação entre a crise e a esperanc?a» apresenta cinco temas centrais do Pacto Educativo: diálogo inter-religioso e intercultural, dignidade e direitos humanos, cultura da paz e da cidadania, fraternidade e cooperação, tecnologias e ecologia integral.

A publicação dos documentos, em cinco idiomas, no site oficial do ‘Global Compact on Educativo’ (https://www.educationglobalcompact.org/) coincide com um encontro no Vaticano , que se realiza no próximo dia 5 de outubro, e que vai contar cm a participação de 20 representantes de várias religiões.

A iniciativa pretende “reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.

Em anexo pode fazer o download do Vademecum do «Pacto Educativo Global» cm sugestões de ação concertada entre escola, familia e autoridades locais.

Educris|02.10.2021


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades