Almada: Externato acolhe encontro de escolas associadas da UNESCO

Iniciativa reúne comissões nacionais e dos país de lingua Portuguesa da UNESCO e reflete sobre a «Agenda 2030»

O Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, acolhe, até ao próximo dia 28 de abril, o 18º Encontro da Rede Nacional de Escolas UNESCO. Subordinado ao tema «Agenda 2030 – Assegurar uma educação de qualidade para todos ao longo da vida» a reunião congrega cerca de 120 pessoas representantes de estabelecimentos de ensino portugueses que são escolas associadas deste organismo das Nações Unidas.

Presentes neste encontro estão, ainda, responsáveis e outros representantes das Comissões Nacionais da UNESCO de Angola, Brasil, Cabo Verde e Guiné Bissau. Na sessão formal de abertura desta tarde João Couvaneiro, vice-presidente e vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Almada, reforçou o carácter da cidade de Almada enquanto lugar de "cruzamento de culturas e de cidade educadora como é e pretende ser cada vez mais reconhecida". D. José Ornelas, bispo de Setúbal, lembrou a "importância da UNESCO enquanto cuidadora das crianças e jovens na educação para todos" e reforçou a "importância de ser por todos assumido um papel de cuidador desta casa comum, que é o planeta, e das pessoas que o habitam, sendo a escola o espaço privilegiado de educação e formação desses cuidadores para a vida".

Ao longo dos três dias de encontro os participantes vão realizar dinâmicas de grupos de trabalho e conferências. O externato Frei Luís de Sousa, apresenta, neste contexto, o projecto ERASMUS “COSMUS – Community School Museums”, pelo seu coordenador, professor Miguel Feio.

O Externato Frei Luís de Sousa: O Externato Frei Luís de Sousa, situado no centro de Almada, é um estabelecimento de ensino da diocese de Setúbal, que celebra, neste ano, 63 anos de existência. A sua oferta educativa vai desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade, fazendo jus ao seu lema: do berço à universidade. A sua matriz identitária baseia-se numa forte educação dos valores, unindo tradição e inovação, num ambiente de ensino de  grande proximidade e familiaridade. O Externato Frei Luís de Sousa tem o estatuto de Escola Associada da UNESCO, desde o presente ano e é detentor do “Selo de Escola Intercultural”, atribuído pelo Ministério da Educação e pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Educris|27.04.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades