Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

No já longínquo ano de 2006, no mês de novembro, entrou em funcionamento o sítio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, www.snpcultura.org. Este sítio da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações sociais aposta na dinâmica da internet para fomentar uma relação próxima com o mundo da cultura.
O SNPC é um projeto cultural de natureza religiosa que envolve sacerdotes e leigos numa leitura cristã sobre os acontecimentos mais marcantes da atualidade.
Este sítio tem uma construção e apresentação bastante arrojadas, podendo tornar-se difícil a sua navegação para utilizadores menos atentos ou menos ágeis. As opções disponibilizadas são muitas e são acedidas através de botões coloridos e sugestivos.
No item ou secção A teologia visual da beleza encontramos várias referências às várias áreas da arte, onde somos impelidos a testemunhar a transcendência como componente singular.
No item impressão digital - olhar entre a fé e a cultura – através das leituras propostas somos convidados a fazer uma análise da realidade que nos rodeia do ponto de vista da fé. Estamos perante leituras muito relevantes.
Em vemos, ouvimos e lemos as nossas áreas sensoriais são inquietadas pelas várias sugestões.
No item

observatório cultural - debate cultural da atualidade - somos surpreendidos por artigos não só bem escritos como desafiantes para a interpretação cultural dos dias de hoje.
Nas leituras são apresentadas diversas publicações, analisadas por personalidades da área da cultura.
Chamamos atenção ainda para os arquivos e sugestões multimédia nas áreas áudio e vídeo. Conteúdos apresentados com justificação e apresentação que facilitam a nossa orientação cultural.
No sítio podemos ainda encontrar mais itens/secções. Destacamos a possibilidade de assinar a newsletter. Receba por correio electrónico os títulos dos artigos publicados no site. O envio é feito uma vez por dia.
Podemos seguir o projeto também através do Twitter @pastoralcultura ou através do Facebook snpcultura.


Artigos Relacionados: