www.patiodosgentios.com

Tiago Freitas escrevia, a 20 de outubro de 2010, no segundo artigo do site: “Escuta. Ouve. São verbos imperativos, é certo, mas não ferem a nossa liberdade, não nos obrigam. Bem pelo contrário, refletem um imperativo que nos é inapto, isto é, a necessidade de criarmos um lugar de encontro entre a palavra que não adquiriu um rosto e um rosto que tantas vezes necessita de palavras. Não são também gestos passivos. Escutar, ouvir, é um trabalho árduo, desafiante. Escutar é também um ato de fé, qualquer que seja o assunto: gestos banais do quotidiano, preferências, até coisas mais sérias como opções de vida ou Deus. Escutar é, portanto, um gesto sensato, justo, da nossa parte. E então quando escutamos os outros ou o “Outro” dentro de nós torna-se mesmo libertador. É que escutar permanentemente a nós mesmos rapidamente nos aprisiona em certezas que mais não são que extrapolações das nossas debilidades e inseguranças”.
Este site foi lançado a 11 de outubro de 2010 como resposta ao desafio do Papa Bento XVI: Penso que a Igreja deveria também hoje abrir uma espécie de “pátio dos gentios”, onde os homens pudessem de qualquer modo agarrar-se a Deus, sem O conhecer e antes de terem encontrado o acesso ao seu mistério, a cujo serviço está a vida interna da Igreja. Ao diálogo com as religiões deve acrescentar-se hoje sobretudo o diálogo com aquelas pessoas para quem a religião é uma realidade estranha, para quem

Deus é desconhecido, e contudo a sua vontade não é permanecer simplesmente sem Deus, mas aproximar-se d’Ele pelo menos como Desconhecido. (In Discurso do Papa Bento XVI à Cúria Romana para a apresentação dos bons votos de Natal, no dia 21 de Dezembro de 2009).
No site podemos encontrar artigos sobre as mais variadas temáticas: ateísmo; belas artes; espiritualidade; missão; sabedoria; sagrada escritura; traços do quotidiano; etc.
Os textos são escritos pelo Tiago Freitas (Padre. O segundo de três irmãos. Desde há um ano voei da “Roma portuguesa” para a Cidade Eterna. Estudo Teologia Pastoral. Corro, leio, escrevo… e rezo.); pelo João Costa (Padre da Arquidiocese de Braga. A estudar atualmente em Roma.) e, dominicalmente, pelo Pablo Lima (Padre de Viana do Castelo desde 2006. A estudar Sagrada Escritura em Roma.)

http://www.patiodosgentios.com


Artigos Relacionados: