Vaticano: "Jesus renova o nosso coração"

Na manhã desta segunda-feira o Papa Francisco celebrou a eucaristia na capela da Casa de Santa Marta, no Vaticano. na sua homilia o Papa convidou os cristãos a deixarem Jesus "transformar o nosso coração" libertando-nos dos "nossos pecados".

Tomando para reflexão um trecho da primeira leitura que fala de renovação Francisco lembrou que esta esperança estava presente em Israel e referia-se "à vinda do Messias".

Olhando para o evangelho o papa convidou os presentes a contemplarem a cura de Jesus que com os seus gestos mostrava "um caminho de mudança para as pessoas e, por isso, elas seguiam-no".

Francisco sustentou que o povo seguia o mestre não "porque estava na moda" ou porque "fazia magia" mas porque "transformava a partir de dentro". O Papa afirmou que isto era "motivo de escândalo" pois ao perdoar os pecados Jesus "recria aquele homem de pecador a homem justo".

Este é, destacou o Papa, o motivo para "os murmúrios e as discussões dos doutores da lei" que não percebiam a autoridade de Jesus enquanto alguém capaz de "fazer de nós – pecadores – pessoas novas”. É algo – observou – que Madalena intuiu, ela que era saudável, mas tinha uma chaga interior. Intuiu, portanto, que "aquele homem podia curar não o corpo, mas a chaga da alma. Podia recriá-la! E para isso precisa de tanta fé".

O Papa argentino afirmou então que é necessário que "o Senhor nos ajude a nos prepararmos para o Natal com grande fé", porque é preciso muita fé "para a cura da alma, para a cura existencial, para a recriação que Jesus nos traz".

Deste modo, reafirmou, "ser transformados é a graça da saúde que Jesus traz":

"Todos somos pecadores, mas olhemos para a raiz do pecado e deixemos que o Senhor vá lá no fundo e a recrie; e aquela raiz amarga florescerá, florescerá com as obras de justiça; e seremos um novo homem, uma nova mulher".

No final o Papa rezou pedindo para cada um "a coragem" de querer que o Senhor nos mude por dentro: "Senhor pede-nos hoje: Coragem! Dá-me os teus pecados e eu farei de tium novo homem e uma nova mulher. Que o Senhor nos dê fé para acreditar nisto". 

Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades