Vaticano envia mensagem aos participantes do «Festival das Luzes»

Os Hinduístas celebram, no próximo dia 30 de outubro o Diwali, também conhecido no ocidente como «Festival das Luzes». Para a ocasião o Vaticano enviou uma mensagem onde destaca a importância "dos valores" e da "família" convidando todos a "estarem à disposição dos mais necessitados".

"Como cristãos e hindus, unamo-nos a todas as pessoas de boa vontade para defender o matrimónio e a vida familiar, guiando as famílias a serem escolas de esperança. Levemos a luz da esperança a todos os cantos da terra, oferecendo consolação e força a todos os necessitados", lê-se na mensagem, assinada pelo cardeal Jean-Louis Tauran.

A ideia central da missíva destaca a "promoção da esperança entre as famílias":

"É na família que os filhos, guiados pelo nobre exemplo dos pais e dos avós, são formados os valores que  ajudarão os mais novos a desenvolverem-se como seres humanos bons e responsáveis", afirma a mensagem.

O documento, do  Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso afirma que uma verdadeira "educação para a esperança encoraja os jovens a estarem à disposição dos necessitados, em caridade e serviço, tornando-se uma luz para aqueles que estão na obscuridade".

No final o documento exorta cristãos e hinduístas a unirem-se "a todas as pessoas de boa vontade para defender o matrimónio e a vida familiar, guiando as famílias a serem escolas de esperança. Levemos a luz da esperança a todos os cantos da terra, oferecendo consolação e força a todos os necessitados”", conclui o documento.

O Diwali no próximo dia 30 de outubro.  Conhecido como Festival das Luzes, o significado espiritual desta que é uma das maiores festividades hindus, é a vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal, da sabedoria sobre a ignorância. A festividade também é observada por sikistas, budistas e jainistas.




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades