CEECDF: Semana Nacional reflete sobre o papel da família na Educação

«Educar – propor caminho para uma vida plena» é o tema da Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) para a vivência da Semana Nacional da Educação Cristã que se vai realizar em todo o país de 21 a 30 de outubro.

Na apresentação da Nota, aos responsáveis diocesanos, o presidente da CEECDF, D. Manuel Pelino Domingues afirmou que a presente nota "reflete a preocupação da Igreja e do Santo Padre pelo tema da família". Para o prelado é importante que "a CEECDF traga a exortação apostólica Amoris Laetitia [ndr:A Alegria do Amor] para a àrea da educação" procurando mostrar "o contributo da Igreja nesta área através da apresentação de quatro critérios essenciais preconizados pela Igreja".

A Nota está dividida em quatro sub temas: "Educar é pôr a caminho;"Educar é propor referências;"Educar é promover a fraternidade e a comunidade" e "Educar é formar agentes de mudança e de transformação social".

O presidente da CEECDF afirma que "é urgente passarmos deuma visão estática da educação para uma visão dinâmica". Para isso "é urgente dotar as novas gerações de autênticos 'GPS' e não apenas de um conjunto estático de conteúdos e formulas que rapidamente se tornam obsoletos", sustentou.

Para D. Manuel Pelino Domingues a educação cristã deve ajudar as novas gerações a "tornarem-se protagonistas do futuro da humanidade", à semelhança do preconizado pelo Papa Francisco.

A Semana da Educação Cristã vai iniciar-se no próximo dia 21 de outubro com a III Peregrinação das Escolas Católicas ao Santuário de Fátima. 

Leia, na íntegra, a Nota Pastoral «Educar – propor caminho para uma vida plena», em anexo.



Recursos:
"Educar - propor o caminho para uma vida plena":Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades