JMJ 2016: Festa começa sob a proteção de São João Paulo II e à espera do Papa Francisco

Cracóvia recebe entre hoje, dia 26 dejulho, e domingo, dia 31 de julho, a XXXI Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No total cerca de 2 milhões de pessoas são esperadas no evento religioso e cultural que fica marcado pela primeira visita do Papa Francisco à Polónia já amanhã, quarta-feira.

A JMJ inicia-se hoje com uma eucaristia presidida ao final da tarde pelo Cardeal Arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz e antigo secretário particular de São João Paulo II (1920-2015), o fundador das JMJ.

"É preciso levar ao mundo o fogo da misericórdia", uma exortação do falecido Papa polaco que se vai voltar a ouvir-se hoje em Cracóvia, cidade onde foi arcebispo o iniciador da JMJ.

Dedicada ao tema "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" a JMJ celebra-se em pleno Jubileu da Misericórdia. A cerimónia de abertura fica marcada pela peregrinação da "Chama da Misericórdia" que chegará ao grande parque de B?onia, no centro de Cracóvia, onde será celebrada a Missa de abertura da JMJ após percorrer todos os lugares significativos da vida de São João Paulo II.

As autoridades locais destacaram mais de 40 mil membros das forças da autoridade para a segurança do evento, na expectativa da chegada do Papa Francisco, que nesta quarta-feira inicia a sua primeira visita à Polónia e na quinta-feira é recebido em Cracóvia pelos participantes na JMJ 2016.

A visita de um Papa volta a acontecer na Polónia 10 anos depois da visita apostólica do Papa Bento XVI e 14 anos após a última visita de João Paulo II ao território.

O programa dos primeiros dias da JMJ inclui catequeses, entre elas as de quatro bispos portugueses, a Missa de abertura na tarde de terça-feira e o Festival da Juventude - apresentações artísticas, culturais e religiosas a partir do tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades