Papa Francisco: Visita à América Latina espera milhões de crentes

O Papa Francisco começa hoje uma visita a três países da América Latina,  Equador, Bolívia e Paraguai que se prolonga até ao próximo dia 13 de julho.

Do programa disponibilizado pela Santa Sé destaque inicial para a visita a uma prisão de menores e um hospital, naquela que será a nona viagem internacional do Papa Francisco e a segunda à América Latina.

Hoje, dia 5 de julho, Francisco aterra no Equador às 15h00 locais (21h00 em Lisboa) e aí fará a sua primeira alocução dos 22 discursos previstos ao longo desta viagem.

Na segunda-feira o Papa visita a maior cidade do Equador, Guaiaquil, onde vai presidir à Missa diante do Santuário da Divina Misericórdia, com uma multidão estimada de um milhão de pessoas, antes do almoço no ‘Colégio Javier’, dos jesuítas.

Em Quito, vai encontrar o presidente da República do Equador e a visitar a Catedral de Quito.

No dia 7 de julho participa na reunião dos bispos equatorianos e, à tarde, vai estar na Universidade Católica do Equador para um encontro com o tema “mundo da Escola e da Universidade”.

Na quarta-feira, dia 8 de julho o programa tem início com uma visita à Casa de Repouso das Missionárias da Caridade, a congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá, e um encontro com o clero, os religiosos, as religiosas e os seminaristas no Santuário Nacional Mariano "El Quinche”.

No final destas visitas o Papa parte rumo à capital da Bolívia, La Paz, onde se vai encontrar com o presidente e as autoridades civis, antes de seguir para a cidade de Santa Cruz de la Sierra.

A 9 de julho, o Papa preside à Eucaristia na Praça de Cristo Redentor seguida de uma reunião com o clero e os religiosos bolivianos, antes de participar no II Encontro Mundial dos Movimentos Populares na ‘Expo Feria’.

O dia seguinte, 10 de julho, começa com a visita ao Centro de Reeducação Santa Cruz-Palmasola, para jovens detidos, e um encontro com os Bispos da Bolívia na igreja paroquial La Santa Cruz e a cerimónia de despedida no aeroporto internacional.

Já no Paraguai, dia 11 de julho, o Papa vai encontrar-se com o presidente da República e autoridades civis no jardim do Palácio de los López. Segue-se lugar uma visita a um hospital pediátrico, antes da Missa na praça do santuário mariano de Caacupé. Da parte da tarde O Papa vai reunir-se com representantes das comunidades indígenas e camponesas, e preside depois à oração de vésperas na Catedral Metropolitana de Assunção.

No último dia da visita ao Paraguai, 12 de julho, o Papa vai estar na zona de Bañado Norte, uma zona pobre do país, e celebrará a eucaristia no Campo Grande de Ñu Guazú, com orações em guarani.

Ainda antes da despedida o Papa reúne-se com os bispos do Paraguai e os jovens, para regressar a Roma, onde deve chegar pelas 13h45 (menos uma em Lisboa) do dia 13 de julho.

Nesta autêntica maratona Francisco vai realizar uma espécie de “meia volta ao mundo” com sete voos que totalizam 33 horas e uma distância prevista de cerca de 24730 quilómetros.

 

Veja todo o programa da visita aqui

Imagem: RV

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades