Papa Francisco: "Digamos 'Sim' ao amor de Deus"

Na habitual oração do Angelus deste domingo, o IV do Advento, o Papa Francisco refletiu sobre a liturgia deste tempo e convidou os milhares de peregrinos a olharem para o Sim e de Maria e a dizerem "o seu sim a Deus".

Na sua reflexão o Papa olhou para a "jovem simples de Nazaré" da qual "colhemos  dois aspectos essenciais de sua atitude, que são para nós modelo para nos prepararmos ao Natal". Em primeiro lugar "a fé que consiste em escutar a Palavra de Deus e entregar-se a esta palavra com total disponibilidade de mente e de coração. Maria respondeu ‘sim’ sem saber os caminhos que deveria percorrer, as dores que sofreria, os ricos que enfrentaria, mas estava consciente que era o Senhor que lhe pedia. Ela confia totalmente Nele e se abandona a seu amor”.

Em segundo lugar a sua capacidade de "reconhecer o tempo de Deus": "Maria é aquela que tornou possível a encarnação do Filho de Deus, a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos", como escreve o apóstolo Paulo.

Para Francisco "Maria ensina-nos a acolher o momento favorável em que Jesus passa na nossa vida e nos pede uma resposta rápida e generosa". Nesta linha de pensamento o Papa reiterou a ideia de que "cada um de nós é chamado a responder com um ‘sim’ pessoal e sincero ao chamado, colocando-se plenamente à disposição de Deus e da sua misericórdia".

"Quantas vezes Jesus passa na nossa vida e quantas vezes nos manda um anjo e nós não percebemos porque estamos imersos nos nossos pensamentos, ocupados com os nossos negócios e nestes dias, até com os preparativos para o Natal! Ele passa e não notamos que bateu à nossa porta, pedindo acolhimento". O Papa recordou a frase de um santo que afirmava "ter medo que Jesus passasse, ele não percebesse e o deixasse passar".

"Quando sentimos no coração a vontade de sermos melhores, é o Senhor que nos faz sentir este desejo. Quando vocês sentirem isso, parem, é o Senhor. É ele que está a bater, não o deixem passar. Jesus bate na porta de nosso coração para nos dar a paz de espírito; abramos as portas a Cristo". 

Antes da oração do Angelus o papa lembrou José, o esposo silencioso de Maria: 

"O exemplo de Maria e de José é para todos nós um convite a acolher Jesus com total abertura de espírito. Por amor Ele fez-se nosso irmão; Ele vem trazer ao mundo o dom da paz. Cristo é a nossa verdadeira paz. Entreguemo-nos à intercessão de nossa Mãe e de São José para vivermos um Natal realmente cristão, livres de toda mundanidade e prontos para acolher o Salvador, Deus connosco". 

 

Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades