Papa Francisco: Deus fez-se um de nós na família

"Deus escolheu nascer numa família humana, que Ele mesmo formou. E formou-a num vilarejo perdido da periferia do Império Romano. Não em Roma, numa grande cidade, mas numa periferia quase invisível. E não só, inclusive mal falada."

As palavras são do Papa Francisco durante a catequese sobre a família na última audiência geral de 2014. Na ocasião, e mesmo antes de iniciar a sua catequese, a multidão deu os parabéns ao Papa que hoje completa 78 anos.

No início da sua catequese Francisco situou a sua reflexão na familia de Nazaré, numa espécie de antecamera do Sínodo sobre a Família que se vai realizar em outubro do próximo ano.

Para o Papa "Jesus permaneceu naquela periferia [ndr: província do império romano] ao longo 30 anos, levando uma vida normal, sem milagres, curas ou pregações". Até mesmo os evanhelhos "na sua sobriedade, nada referem acerca da adolescência e deixam esta tarefa à nossa meditação afetuosa" para lembrar que esta família pode "servir de exemplo e inspiração para as mães, pais e até mesmo para a juventude atual".

Na quadra natalícia o Papa indicou que os cristãos devem, em primeiro lugar, "acolher Jesus, ouvi-lo, protegê-lo, e assim melhorar o mundo. O Santo Padre exortou os milhares de fíeis presentes na praça de São Pedro a "abrir espaço no nosso coração e nos nossos dias ao Senhor".

No entanto, lembrou o Papa, nem sempre é fácil acolhê-lo, assim como não foi fácil nem para Maria e José, que tiveram que superar inúmeras dificuldades. Isto acontece, no entender o Papa, porque esta família que acolhe Jesus "não era uma família aparente, irreal". Deste modo devemos "empenharmo-nos a redescobrir a vocação e a missão da família; e fazer com que o amor, e não o ódio, se torne normal; que o amor recíproco se torne comum, e não a indiferença ou a inimizade.

"Sempre que existe uma família que protege este mistério, mesmo que seja na periferia do mundo, o mistério do Filho de Deus está em obra. E vem para salvar o mundo".

No final da catequese o Papa pediu orações para os recentes ataques terrotistas perpetrados em Dydney, na Austrália, e em Peshawar, no Paquistão. "Que o Senhor acolha os mortos em sua paz, conforte os familiares e converta o coração dos violentos", concluiu. 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades