Papa Francisco visita Parlamento Europeu

O Papa Francisco visita hoje o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa, na cidade francesa de Estrasburgo.
Martin Schultz, presidente do Parlamento Europeu, foi um dos promotores da visita e escreveu, num texto publicado pelo jornal do Vaticano, que a Igreja “sempre apoiou a Europa no seu crescimento, mas contribuiu também de modo crucial para a sua reunificação”, rejeitando que esta viagem fira a laicidade da União Europeia.

“A visita do Papa Francisco não é um ataque à laicidade das instituições europeias. Laicidade não significa dizer falta de diálogo. Laicidade não significa negar o pluralismo sobre o qual a Europa de funda. Laicidade significa autonomia, imparcialidade, garantia e liberdade, não introspeção”, recofrça o lider europeu.

Martin Schultz considera que a visita do Papa Francisco ajudará a “estimular os europeus a questionar-se acerca do sentido mais profundo” da União Europeia.

A visita tem início pelas 10h00 locais (menos uma hora em Portugal continental). pelas 10h30 o Papa discursará no Parlamento europeu e visitará o Conselho da Europa.

No intervalo entre os dois discursos o Papa Francisco vai encontrar-se, por breve momentos, com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, presidente de turno do Conselho da União Europeia, Jean Claude Junker, presidente da Comissão Europeia, e Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu.

Esta é a  segunda viagem internacional do atual pontificado na Europa, após a visita à Albânia, no dia 21 de setembro.

 

educris com agências



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades