Papa Francisco: “É o Espírito que dá autoridade ao cristão”

“A autoridade do cristão provém do Espírito Santo, não da sabedoria humana ou de láureas em teologia”, afirmou o papa Francisco nesta manhã durante a homilia a que presidiu na capela da casa de Santa Marta.

Na ocasião o Papa Francisco tomou a passagem do evangelho do dia (Lc 4, 16-30) para lembrar que “as pessoas estavam maravilhadas com o ensinamento de Jesus, porque a sua palavra ‘tinha autoridade’”.

“Jesus não era um pregador comum, pois a sua autoridade vinha da unção especial do Espírito Santo”, disse Francisco, recordando: “Jesus é o Filho de Deus ungido e enviado para trazer a salvação, a liberdade. Algumas pessoas escandalizavam-se com este estilo de Jesus, a sua identidade e liberdade”:

“E nós, podemos questionar-nos sobre a nossa identidade de cristãos? É São Paulo que hoje responde”, completou o Papa. “Destas coisas nós não falamos com palavras sugeridas pela sabedoria humana. Paulo não pregou porque estudou na Universidade Lateranense, ou na Gregoriana… Não, não! Essa sabedoria foi-lhe ensinada pelo Espírito. Ele dizia coisas espirituais em termos espirituais... mas o homem, com as suas forças, não compreende o Espírito de Deus: o homem sozinho não pode entender isso!”.

“Por isso – reforçou - se não entendermos bem as coisas do Espírito, não poderemos e nem ofereceremos testemunho, não teremos identidade. Para eles – explicou – estas coisas do Espírito eram loucura, não eram capazes de entendê-las. Já o homem movido pelo Espírito julga as coisas, é livre e não pode ser julgado por ninguém”.

“Nós temos o pensamento de Cristo, ou seja, do Espírito de Cristo. Esta é a identidade cristã; não ter o espírito do mundo, com o seu modo de pensar, o seu modo de julgar... Podes ter cinco diplomas em teologia e não ter o Espírito de Deus! Podes até ser um grande teólogo, mas não ser um cristão, porque não tens o Espírito de Deus, aquele que dá autoridade, que dá identidade, a unção do Espírito Santo”.

“Por isso – disse ainda o Papa – “o povo não gostava daqueles pregadores, dos doutores da lei: eles falavam, sim, de teologia, mas não tocavam o coração, não davam liberdade. Eles não eram capazes de fazer com que o povo encontrasse a sua própria identidade, porque não eram ungidos pelo Espírito Santo”:

“A autoridade de Jesus – e a do cristão – provém justamente desta capacidade de entender as coisas do Espírito, de falar a mesma língua do Espírito. Vem da unção do Espírito Santo. Muitas vezes, vemos entre nossos fiéis velhinhas simples, que nem terminaram o ensino básico, mas que sabem dizer as coisas melhor do que um teólogo, porque têm o Espírito de Cristo, o que São Paulo possuía e que todos devemos pedir”.

O Papa terminou a homilia pedindo ao Senhor que nos dê a identidade cristã, a mesma que Ele tinha. “Senhor, doa-nos a unção do Espírito Santo”, afirmou.

O Papa Francisco retomou ontem as habituais missas matinais na Capela de Santa Marta, no Vaticano.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades