Ecumenismo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021

De 18 a 25 de janeiro, os cristãos de todas as denominações unem-se em oração pela unidade

«Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos» (cf João 15, 5-9) é o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que pretende "exprimir a vocação para a oração, reconciliação e unidade na Igreja e na família humana, presente na Comunidade de Grandchamp”, lê-se no texto introdutório ao guião de oração desta semana.

Os vários subsídios. preparados pela Comunidade Monástica de Grandchamp, fundada na década de 1930 nas margens do largo Neuchâtel (França), e que tem como pilares fundacionais a oração, a vida comunitária e a hospitalidade, incluem "uma proposta de celebração ecuménica, organizada em três momentos de vigília", bem como sugestões de leitura da Palavra de Deus, oração e meditação para cada um dos dias da semana.

 

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é assinalada todos os anos entre 18 e 25 de janeiro. Estas datas foram propostas em 1908 por Paul Watson porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo. Desde 1968, os subsídios propostos para a dinamização desta semana são elaborados conjuntamente pela Comissão “Fé e Constituição”, do Conselho Mundial das Igrejas, e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Santa Sé.

Em Portugal, a iniciativa é promovida pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs e pela Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização.

Consulte o subsídio aqui

Educris|17.01.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades