Fátima: “Peregrinação é um sinal de unidade”

“Queremos que a Peregrinação seja um momento de manifestar à mãe a nossa comunhão, enquanto escolas católicas, num momento muito duro para o ensino não estatal”. As palavras são de Elisa Urbano, coordenadora do Departamento das Escolas Católicas (EC) no Secretariado Nacional da Educação (SNEC).

Em Roma, e à margem da Jubileu dos Catequistas, esta responsável pelas EC admitiu que “os números são muito interessantes”, mas afirmou que espera ver “aumentar o número de escolas e participantes” até ao final desta semana.

De acordo com os dados fornecidos por este Departamento do SNEC, encontram-se já inscritos cerca de "7500 participantes".  Elisa Urbano mostrou-se “satisfeita, mas não surpreendida com a adesão das Escolas Católicas”.

Sobre a recente tomada de posição do governo, que cortou o financiamento a escolas com contrato de associação, Elisa Urbano lamentou que o executivo tenha agido deste modo a "meio de um contrato assinado e válido" e reiterou a ideia de que ainda é o momento de “avançarmos e lutarmos com os meios legais” não deixando passar a oportunidade de “nos colocarmos nas mãos da mãe de Jesus, se possível os Colégios todos”, apelou.

As inscrições “terminam já este fim de semana”. Elisa Urbano deixou um pedido a todos os Colégios que ainda não se inscreveram para que o façam, “com muita brevidade” sob pena de “não termos tempo de ter toda a logística preparada para tão grande número”.

“Sinal de unidade” as Escolas Católicas “querem ser sinal de comunhão” mostrando que quando uns sofrem “é todo o corpo que sofre”.

Peregrinação marca o arranque da Semana Nacional da Educação Cristã

A III Peregrinação das Escolas Católicas vai realizar-se no próximo dia 21 de outubro e marca o início da Semana Nacional da Educação Cristã 2016.

Inscreva a sua Instituição de Ensino AQUI



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades