Aveiro: Ecos da formação de docentes

No passado sábado, dia 3 de outubro, 137 docentes de EMRC de Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda, encontraram-se na casa diocena de Aveiro, em Albergaria-a-Velha, para um encontro de formação subordinada ao tema "A Disciplina de EMRC: Desafios dos novos manuais".

Ao www.educris.com a professora Teresa Grancho atribui o termo "novidade" a este encontro. Para esta docente "o encontro entre professores que lecionam a mesma disciplina, em realidades muito diversas oriundos de diferentes dioceses mas com uma vontade imensa em quererem ser verdadeiras Testemunhas daquEle que nos chamou a sermos unidade" foi o "prato" príncipal desta formação".

A docente afirma ter existido "uma grande partilha por parte dos autores dos manuais" tomando o foco "nas Metas curriculares da disciplina, o novo acordo ortográfico e a necessidade de adaptações e atualizações nos conteúdos e nas linguagens; novas apresentações, propostas pedagógicas que traduzem as circunstâncias da sociedade atual" 

Durante a eucaristia do encontro de formação D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), recordou o episódio dos 72 discípulos  afirmando que "todo o povo de Deus está chamado a se lançar na missão de anunciar a Boa do Reino. Esta missão, não é uma tarefa somente do papa, de bispos, sacerdotes e diáconos. Mas sim, uma obra de todos os batizados#.

Na sua homilia o bispo de Aveiro recordou os docentes de que a "a missão é universal desde a sua origem e compreende todos" numa tarefa " de comunidade".

No final da sua reflexão D. António Moiteiro pediu aos docentes para não deixarem "que o receio atrapalhe a nossa missão cristã de anunciar o Reino de Deus que está presente entre nós".

 

Educris com Teresa Grancho

 

 

 

 

 

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades