Propostas EMRC para a Semana Nacional 2013

"Murais, contratos de amizade, guardiões,acolhimento dos mais novos, mensagens bíblicas em objetos do quotidiano, cordão humano e amigos invisíveis" são algumas das propostas que o Departamento de EMRC faz aos alunos desta disciplina em todo o país para assinalar a Semana Nacional da Educação Cristã.

 

Num comunicado enviado ao www.educris.com  o Departamento nacional da EMRC começa por recordar que tantas ideias surgiram, em primeiro lugar "da expressão do papa Francisco, «guardar a fé-guardar o outro», e da nota pastoral elaborada pela  Comissão Episcopal para a Educação Cristã e Doutrina da Fé que "convida todos os educadores cristãos a que vivam na semana da educação cristã um espaço de aprofundamento da fé e consequente compromisso como mediadores dos dons de Deus. Ensinar a “ver os outros com os olhos de Deus” é a principal tarefa do educador".

Assim aparece a proposta de que todos "os membros de uma comunidade educativa, reconhecendo a fé como “Um dom de amor de Deus para connosco que não se pode separar do amor e da atenção aos outros” (nota pastoral da semana), assumam a sua responsabilidade na construção de um ambiente de reconciliação, de paz e amizade na escola", afirma o documento.

A Imagem do Guardião

Uma das novidades deste ano prende-se com a criação da imagem do "guardião". "Partimos da imagem do “guardião”, a que se referiu o papa Francisco na homilia de dia 19 de março de 2013. Ser guardião do outro, fazer-se próximo, “tanto nos momentos serenos como nos momentos difíceis da vida”. Ser guardião é guardar as pessoas… aqueles que muitas vezes estão “na periferia do nosso coração”. Sobretudo, como nos incentiva o nosso papa “Não devemos ter medo da bondade, da ternura!”

 

Veja todas as propostas em anexo.

 

Consulte o Menu Semana Nacional no Centro de Recursos Educris.

 

 



Recursos:
Propostas para atividades nas Escolas:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades