Porto recebe o 55º Encontro Nacional de Catequese

A Diocese do Porto acolhe entre 13 e 16 de março o Encontro Nacional de Catequese, intitulado “Rico em misericórdia”.

A iniciativa, promovida pelo Departamento da catequese do SNEC, destina-se a diretores e equipas dos secretariados diocesanos da catequese e procura refletir sobre o tema da Misericórdia na catequese partindo da arte como elemento agregador tendo como pano de fundo a Bula Misericordiae Vultus (MV) com a qual o Papa Francisco promulgou o Ano Santo da Misericórdia.

No dia 14 de março os trabalhos começam, na Casa diocesana de Vilar, com a conferência «Ficar o Olhar na misericórdia», ser «sinal eficaz do agir do Pai» proferida pelo Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues da Arquidiocese de Braga. Ainda neste dia os participantes partilham os vários projetos catequéticos criados para o Jubileu da Misericórdia.

Da parte da tarde, pelas 15h00 Marco Daniel Duarte, responsável pela secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, apresenta o tema «Jesus revela a natureza de Deus como a dum Pai» (MV, 9): um percurso artístico pelas parábolas dedicadas à misericórdia».

No final da tarde os responsáveis pela catequese celebram a eucaristia na Sé do Porto presidida pelo bispo da diocese D. António Francisco dos Santos, após a visita à Sé Catedral e Museu do Porto.

Pelas 21h30 «A beleza do sensível convoca ao “Encontro”…» marca um tempo de concerto e exposição artística.

No dia 15 de março, terça-feira, o dia inicia-se com a conferência «Reencontrar o caminho de volta a Cristo» (cf. MV, 17), a reconciliação e a catequese, a cargo do padre José Henrique Pedrosa responsável pelo Departamento da Catequese de Leiria-Fátima.

Ainda durante a manhã nova partilha dos vários projetos catequéticos criados para o Jubileu da Misericórdia. Após a análise do Documento da Catequese

O dia termina com a Eucaristia na Lapa e visita à Igreja da Lapa.

No dia 16m, último dia do 55º Encontro Nacional de Catequese, os participantes são convidados a um itinerário teológico/cultural pela cidade do Porto sob o tema “Do limiar da visibilidade ao Invisível onde entre-acontece a misericórdia”.

Como habitualmente o portal EDUCRIS disponibilizará as conferências do encontro.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades