JNC2013: "Catequeses da fé" são valorização da profissão de fé

Na manhã do segundo dia das Jornadas Nacionais de Catequese o padre José Henrique Pedrosa apresentou o recurso “Catequeses da Fé”.

Para o responsável pela Catequese de leiria-Fátima este é uma “proposta de caminhada para a profissão de fé” que procura “ir ao encontro da realidade do país diferenciada de propostas que existem no país na celebração da profissão de fé”. A proposta é “valorizar a realidade que acontece e poder dar-lhe um novo impulso e animo”.

Para este responsável de catequese “esta festa é muito valorizada nas diferentes comunidades” e por isso mesmo “é uma oportunidade para a catequese”. Com este guia procura-se “aproveitar toda a dinâmica criada em comunidade” de modo a valorizar este trabalho e “fazer uma síntese do caminho percorrido em catequese “num momento de transição da vida dos adolescentes”. O projecto engloba “seis catequeses” estruturadas e inseridas “no contexto catequético próprio desta etapa”. Para o padre José Henrique Pedrosa não se “se pretende propor um início de caminhada” mas “apoiar e suportar a caminhada dos adolescentes” e fazer “memória da sua relação e encontro com Deus”. Propõe-se aprofundar “a relação com Deus com propostas concretas”.

Atelier’s de Formação e Sarau Musical

Cumprindo o propósito ontem formulado pelo presidente da CEECDF os ateliers da tarde versaram sobre a agilização das “Catequeses da Fé”, “Despertar Religioso” e “Catequese Familiar” onde participaram mais de 550 catequistas.

Ao início da noite o grupo de música litúrgica Gaudete In Domino brindou os catequistas com diferentes versões das músicas que fazem parte dos catecismos da infância adolescência.

Terceiro dia das JNC2013

O dia de amanhã vai ser marcado pela conferência “Viver, testemunhar e celebrar a fé” com intervenções do padre Carlos Cabecinhas e do padre Vítor Coutinho”.

As Jornadas terminam com a celebração da eucaristia, presidida por D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e vogal da CEECDF. No final da celebração vai realizar-se o envio dos catequistas presentes nas JNC2013.

Acompanhe as Jornadas Nacionais de Catequistas em www.facebook.com/educris.pt

Visite a Educris TVonline e veja já as conferências disponíveis.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades