CEP lança subsídio para «rezar em tempo de pandemia»

Proposta da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apresenta "liturgia das horas" como método de oração neste tempo de isolamento social

«Celebrar e Rezar em tempo de epidemia» é o titulo do novo recurso da CEP, elaborado a partir da proposta do Secretariado Nacional de Liturgia italiano, para fazer face à "inédita impossibilidade de celebrar em assembleia a Eucaristia".

O novo documento quer permitir aos fiéis, privados da eucaristia, "entrar em comunhão com o Senhor e o seu mistério de salvação" através da "liturgia das horas".

"A oração, em particular a da Liturgia das Horas, é efetivamente autêntico exercício do sacerdócio de Cristo, no louvor e na intercessão pelo mundo inteiro (cf. SC 83)", lê-se na abertura do suplemento.

Ao longo das próximas semanas o subsídio apresenta "textos e reflexões", e uma "ficha para a oração e a reflexão pessoal ou familiar em sintonia com a liturgia do dia". A CEP informa que vai fornecer "outros textos para a oração" e sugere, desde logo, "a utilização da Liturgia das Horas, usufruindo – se se considerar oportuno – da App iBreviary que é possível descarregar gratuitamente na versão portuguesa e que disponibiliza todos os textos oficiais para tal necessários e outros ainda como as leituras da Missa de cada dia e orações variadas".

O novo recurso apresenta a “mais antiga oração mariana” e a  “Oração de consagração à Bem-aventurada Virgem Maria do Divino Amor do Papa Francisco”, entre outras.

Educris|24.03.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades