Portugal: Jornadas de «Cuidados paliativos» com inscrições abertas

Iniciativa realiza-se em Lisboa e Fátima, nos dias 16 e 7 de março de 2020 e reúne especialistas mundiais

A Academia Pontifícia para a Vida, organismo do Vaticano que congrega peritos de várias nacionalidades, promove em Portugal, através do projeto PAL-LIFE, umas Jornadas de Cuidados Paliativos.

A iniciativa vai realizar-se nos dias 16 e 17 de Março de 2020, em Lisboa e em Fátima, e conta com a “coorganização da Conferência Episcopal Portuguesa, Associação dos Médicos Católicos Portugueses, e com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos”, lê-se no comunicado hoje enviado ao EDUCRIS.

Do programa, ainda provisório e já disponível, destaque para uma intervenção em vídeo do Papa Francisco, “no encerramento do primeiro dia de trabalhos” e outra do Presidente da República Portuguesa, professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Para as Jornadas a organização tem como “objetivo o reafirmar a importância deste tipo de cuidados de saúde, humanizados e rigorosos e que permitem intervir ativamente no sofrimento das pessoas de todas as idades, com doenças graves, avançadas e progressivas, valorizando a pessoa doente e a sua família, a sua Dignidade e a proteção da Vida”.

Os especialistas desejam “enfatizar a importância destes cuidados de saúde, bem como a necessidade de todos aqueles que deles carecem terem um acesso efetivo, pois trata-se de um verdadeiro problema de saúde pública e de intervenção num sofrimento que ninguém deseja que se torne destrutivo”.

O primeiro dia dos trabalhos vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa com presença confirmada do presidente da República Portuguesa, professor Marcelo Rebelo de Sousa, D. Vicenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Montegomery, da Associação Médica Mundial entre outros.

No segundo dia os trabalhos realizam-se em Fátima e destinam-se aos “agentes pastorais que atuam no setor” servindo como “sensibilização e informação sobre a cultura dos Cuidados Paliativos e sobre a sua prática”. Para este dia está já confirmada a presença de D. António Marto, Cardeal da Diocese de Leiria-Fátima.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas AQUI

Educris|02.12.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades