«Say Yes on Tour» apresentado em Braga (C/Áudio)

Projeto de Catequese com adolescentes foi apresentado aos catequistas da Arquidiocese de Braga

'Say yes - Aprender a dizer Sim' iniciou, no passado sábado, uma nova etapa com vista ao acolhimento da proposta pelas várias dioceses portuguesas. O 'Say yes ON TOUR' quer chegar às dioceses e aos catequistas de modo a "congregar o maior número de participantes possíveis".

Em Braga, pela primeira vez, e com mais de cinco dezenas de catequistas presentes, o projeto foi apresentado perante o entusiasmo dos catequistas presentes como Fátima Castro, da catequese da Póvoa de Lanhoso, que o considerou "fascinante" por que "permite ajustar a cada realidade paroquial". Para esta catequista que já inscreveu "quarenta adolescentes" a experiência vai decorrer durante os três anos "em regime de interparoquialidade aproveitando aspetos comuns e promovendo novas sinergias".

Aos catequistas o padre Tiago Neto, do Setor da Catequese de Lisboa, explicou o "diário de bordo", um pequeno recurso disponível para os adolescentes e que permite "o registo de tudo o que vão experimentando e realizando ao longo do tempo.

Para o responsável da catequese do Patriarcado, o projeto 'Say Yes - aprender a dizer sim' pode ser um "exercício interessante de relação entre a catequese e a pastoral juvenil uma vez que não termina com o crisma, mas com a Jornada Mundial da Juventude".

"Todos os catequizandos do 7º ao 10º volume se podem inscrever em qualquer momento do percurso. Mesmo os que este ano terminam formalmente o percurso catequético com a celebração do Crisma podem ser desafiados a continuar a sua caminhada com esta proposta", revelou.

Com forte ligação aos documentos que suportam a "catequese dos adolescentes" e com os "aportes da exortação apostólica Cristo Vive" a nova proposta assenta no "esquema hermenêutico do ver, julgar e agir cristãos".

Ângelo Machado, da Póvoa de Lanhoso, considera que o projeto "exige mudar alguns estruturas" e sendo desafiante vai "permitir uma catequese em movimento de encontro aos adolescentes". Augusta, de Vila Nova de Famalicão é catequista "há mais de trinta anos" e "sentiu-se seduzida pelo projeto" que conheceu na internet". "É um projeto interessante por que onde eu faço catequese somos poucos. Os recursos podem juntar-se e desenvolver sinergias entre os catequistas para produzir alguns grupos".

A próxima etapa do 'Say Yes on TOUR" vai realiza-se em Leiria-Fátima, a 20 de julho.

Inscreva a sua paróquia e o seu grupo de adolescentes AQUI

Educris|20.07.2019


Say Yes ONTOUR - Braga




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades