Regina Coeli: «O Espírito guia-nos ao rosto de Cristo»

Antes da recitação do Regina Coeli o Papa Francisco comentou o evangelho deste sexto Domingo da Páscoa e lembrou que o Espírto Santo é "a força de Deus" que faz "com que a Igreja "seja "uma comunidade em movimento".

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho deste VI Domingo de Páscoa apresenta-nos uma passagem do discurso que Jesus dirigiu aos Apóstolos na Última Ceia (cf. Jo 14, 23-29). Fala da obra do Espírito Santo e faz uma promessa: «O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos lembrará de tudo o que eu te disse» (v. 26). À medida que o momento da cruz se aproxima, Jesus assegura aos Apóstolos que eles não permanecerão sozinhos: com eles estará sempre o Espírito Santo, o Paráclito, que os apoiará na missão de levar o Evangelho ao mundo inteiro. Na língua grega original, o termo "Paráclito" significa aquele que está ao lado para apoiar e consolar. Jesus retorna ao Pai, mas continua ia instruir e a animar os seus discípulos através da ação do Espírito Santo.

Qual é a missão do Espírito Santo que Jesus promete como com? Ele mesmo o afirma: «Ele vos ensinará tudo e vos lembrará de tudo o que eu vos disse». No curso da sua vida terrena, Jesus já transmitiu tudo o que queria confiar aos Apóstolos: ele completou a revelação divina, isto é tudo o que o Pai queria dizer à humanidade com a encarnação do Filho. A tarefa do Espírito Santo é aquela de recordar, isto é, fazer compreender plenamente e induzir a atuar concretamente os ensinamentos de Jesus. Esta é também a missão da Igreja, que se realiza através de um estilo de vida, caracterizado por certas exigências: fé no Senhor e a observância da sua Palavra; docilidade à ação do Espírito, que continuamente mostra vivo e presente o Senhor ressuscitado; a aceitação da sua paz e o testemunho dado com uma atitude de abertura e encontro com o outro.

Para alcançar tudo isto, a Igreja não pode permanecer estática, mas, com a participação ativa de cada pessoa batizada, é chamada a agir como uma comunidade em movimento, animada e apoiada pela luz e força do Espírito Santo que faz todas as coisas novas. Trata-se de nos libertarmos dos laços mundanos representados pelos nossos pontos de vista, as nossas estratégias, os nossos objetivos, que muitas vezes sobrecarregam o caminho da fé, e colocar-se em escuta dócil à Palavra do Senhor. Assim é o Espírito de Deus que nos guia e guia a Igreja, para que o rosto autêntico, belo e luminoso, desejado por Cristo.

O Senhor hoje convida-nos a abrir os nossos corações ao dom do Espírito Santo, que nos guia pelos caminhos da história. Dia a dia ele educa-nos à lógica do Evangelho, à lógica do acolhimento do amor, "ensinando-nos todas as coisas" e "lembrando-nos de tudo o que o Senhor nos disse". Maria, que neste mês de maio veneramos e rezamos com especial devoção como nossa mãe celeste, proteja sempre a Igreja e toda a humanidade. Ela que, com fé humilde e corajosa, cooperou plenamente com o Espírito Santo para a encarnação do Filho de Deus, também nos ajude a deixarmo-nos instruir e ser guiados pelo Paráclito, para que possamos acolher a Palavra de Deus e testemunhá-la com as nossas vidas.

Tradução Educris a partir do original em italiano

Educris|26.05.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades