Papa: O mandamento de Jesus abre-nos à Fraternidade»

Antes da recitação do «regina Coeli» o Papa Francisco refletiu sobre o evangelho deste V Domingo da Páscoa. Na sua meditação o papa lembrou a «novidade do amor de Jesus» em relação ao que estava prescrito na lei».

Leia, na íntegra, a alocução do Santo Padre.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje leva-nos ao Cenáculo para escutarmos algumas das palavras que Jesus dirigiu aos discípulos no "discurso de despedida" antes da sua paixão. Depois de lavar os pés dos Doze, Ele diz-lhes: «Dou-vos um mandamento novo. Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei» (Jo 13, 34). Mas em que sentido Jesus chama este mandamento de "novo"? Porque sabemos que já no Antigo Testamento Deus ordenou aos membros do seu povo que amem o próximo como a si mesmos (ver. Lv 19,18). O próprio Jesus, para aqueles que lhe perguntavam qual era o maior mandamento da Lei, respondia que o primeiro é amar a Deus de todo o coração e o segundo amar o próximo como a si mesmo (ver Mt 22, 38-39).

Então, qual é a novidade deste mandamento que Jesus confia aos seus discípulos? Por que o apelida de "novo mandamento"? O antigo mandamento do amor tornou-se novo porque foi completado com este acréscimo: «como Eu vos amei», "amai-vos como eu vos amei». A novidade está toda no amor de Jesus Cristo, aquele com o qual ele deu a vida por nós. É uma questão do amor de Deus, universal, sem condições e sem limites, que encontra o seu ápice na cruz. Naquele momento de extrema descida, naquele momento de abandono ao Pai, o Filho de Deus mostrou e deu ao mundo a plenitude do amor. Pensando na paixão e na agonia de Cristo, os discípulos entenderam o significado daquelas palavras: «Assim como eu vos amei, assim também vos deveis amar uns aos outros».

Jesus amou-nos primeiro, ele amou-nos apesar das nossas fragilidades, das nossas limitações e das nossas fraquezas humanas. Foi Ele quem nos fez dignos do seu amor que não conhece limites e nunca acaba. Ao dar-nos o novo mandamento, ele pede-nos que amemos não apenas e não tanto com o nosso amor, mas com o seu, que o Espírito Santo infunde nos nossos corações se o invocarmos com fé. Desta forma - e só assim - podemos amar não apenas como nos amamos, mas como Ele nos amou, e isso é imensamente mais. Deus ama-nos muito mais do que o modo como amamos a nós mesmos. E assim podemos espalhar por toda parte a semente do amor que renova os relacionamentos entre as pessoas e abre horizontes de esperança. Jesus sempre abre horizontes de esperança, o seu amor abre horizontes de esperança. Este amor torna-nos novos homens, irmãos e irmãs no Senhor, e torna-nos o novo povo de Deus, isto é, a Igreja, na qual todos são chamados a amar a Cristo e a amar-se mutuamente.

O amor que se manifesta na cruz de Cristo, e que Ele nos chama a viver, é a única força que transforma o nosso coração de pedra num coração de carne; a única força capaz de transformar o nosso coração é o amor de Jesus, se também amarmos com este amor. E este amor torna-nos capazes de amar os nossos inimigos e perdoar aqueles que nos ofenderam. Vou-vos fazer uma pergunta. Todos respondem no seu coração. Eu sou capaz de amar os meus inimigos? Todos nós temos pessoas, não sei se são inimigos, mas isso não está de acordo connosco, que estão "do lado de lá"; ou alguém tem pessoas que os magoam... sou capaz de amar estas pessoas? Aquele homem, aquela mulher que me mago-ou, que me ofendeu? Eu sou capaz de perdoá-lo? Respondei todos no coração. O amor de Jesus faz-nos ver o outro como um membro presente ou futuro da comunidade dos amigos de Jesus; estimula-nos a dialogar e ajuda-nos a ouvir e a conhecermo-nos. O amor abre-nos para o outro, tornando-se a base dos relacionamentos humanos. Isso torna-nos capazes de superar as barreiras das nossas fraquezas e preconceitos. O amor de Jesus em nós cria pontes, ensina novos caminhos, desencadeia o dinamismo da fraternidade. Que a Virgem Maria nos ajude, com a sua materna intercessão, a receber do seu Filho Jesus o dom do seu mandamento e do Espírito Santo a força para praticá-lo na vida quotidiana.

Tradução Educris a partir do original em italiano

19.05.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades