Leiria-Fátima: «Desafios da ética social Cristã» em análise

Iniciativa pretende responder a questões e desafios no modo de agir cristãos no Mundo

«Um só Corpo. Desafios da ética cristã» é o tema global de cinco encontros que hoje, dia 17 de janeiro, começam no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), da diocese de Leiria-Fátima.

"Para que precisam os cristãos da ética? Se os cristãos estão chamados a oferecer luz ao mundo, como se dá essa transformação?" são algumas das interrogações que a iniciativa pretende trazer à reflexão no "quinto Módulo Interdisciplinar".

"Este ciclo tem encerrado cada semestre do ciclo diocesano de estudos Bíblia e Teologia Cristã, e pretende, em seis lições do Módulo versar sobre diferentes e complementares perspetivas da ética cristã", destaca o CCFC em comunicado.

No dia de hoje, a partir das 19h15, Pedro Valinho Gomes, diretor do CCFC e do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, orienta uma sessão dupla dedicada ao tema «Alguém compreende a ética dos cristãos?».

No dia 24, a pergunta «Como educam os cristãos?» é trazida à reflexão por Maria da Conceição Azevedo, professora de ética na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, também a partir das 19h15. Às 21h00 Ana Mansoa, diretora do Centro Padre Alves Correia, procura responder à questão «Porquê uma igreja pobre para os pobres?».

No último dia do mês dejaneiro, o padre José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral do Santuário de Fátima aborda o tema «O que sabe Jesus sobre o cuidado do outro?». A última conferência do módulo está a cargo de D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, que reflete a questão «Quantos inimigos devo amar?» com início pelas 21h00.

Todas as sessões decorrem na sede do CCFC, sita no Seminário de Leiria.

Informações:

formacao.leiria-fatima.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades