Lisboa: Jornadas apresentam «mar no imaginário religioso»

O imaginário religioso do mar é tema central da iniciativa que se realiza em Lisboa de 26 a 28 de novembro
«O mar no imaginário religioso: cultos, espaços, representações» é o tema das Jornadas Internacionais organizadas pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM), o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR), o Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (CHAM) e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC).

Ao longo de dois dias vários especialistas vão refletir "as diferentes reações no imaginário do Homem" provocadas por este elemento que foi "lugar de medos e mitos e espaço de aventura e riqueza" onde o ser humano " sempre pediu a a intercessão divina, fosse para enfrentar os seus perigos, fosse para alcançar os seus sonhos. Invocava divindades".
"A relação do Mar com a Religião representa um campo de estudo rico e promissor, mas ainda pouco explorado. Nesse sentido, o Instituto de Estudos Medievais, o CHAM, o IHC, o IELT, no âmbito da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, e o Centro de Estudos de História Religiosa da UCP dão início a um ciclo de colóquios anuais sobre esta temática, organizando nos próximos dias 26-28 de novembro de 2018 as Jornadas Internacionais “O Mar no Imaginário Religioso: Cultos, Espaços, Representações”. O evento pretende explorar a presença do mar no imaginário religioso, numa perspetiva diacrónica e multidisciplinar", lê-se no comunicado a que o Educris teve acesso.

Informações e inscrições:
Educris|05.11.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades