EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Congresso internacional apresenta «leituras sobre a morte»

Congresso internacional reúne personalidadesde de várias áreas para refletir sobre o tema da morte

«A Morte: Leituras da Humana Condição» é o tema o I Congresso internacional que se realiza 21, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2019, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), o I Congresso Internacional conta já com a participação de personalidades como Ricardo Araújo Pereira, D. José Cordeiro, Luciano Manicardi, Sofia Reimão, Annabela Rita, José Carlos Seabra Pereira, Noa Carballa Rivas, Victoria Cava, Rodrigo Almeida e Sousa, Jorge Bacelar Gouveia, Eduardo Duque, Isabel Ponce Leão, Micaela Ramon, Isabel Galriça Neto, Manuel Barbosa, Paulo Alves, Tiago Cavaco, Marco Daniel Duarte, José Alberto Carvalho, Alexandre Brito, Eduardo Madureira, Luís António Santos, Lúcia Gonçalves e Nuno Gil.

Para a presidente da comissão organizadora Eugénia Magalhães, "Os nomes e as comunicações confirmadas até ao momento, mostram bem a abrangência inédita de áreas do saber abordadas em torno do tema da morte".

O programa, em atualização, encontra-se no sítio online [http://congressointernacionalmorte.pt] e vai incluir "mesas redondas, painéis temáticos e sessões semi-plenárias" para além de "dois momentos culturais".

A sessão de abertura está marcada para a tarde do primeiro dia, 21 de fevereiro de 2019.

«Calendário Inter-Religioso 2019» dedicado ao tema do I Congresso Internacional

A edição de 2019, em que em cada mês do ano são publicados textos relacionados com o tema da morte provenientes das diferentes tradições religiosas que constam do calendário, teve a coordenação executiva do IEAC-GO – Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização, entidade promotora e organizadora do Congresso Internacional "Morte: Leituras da Humana Condição", agendado para fevereiro de 2019, em Guimarães.

"O tema literário do Calendário – Os vários tempos da morte – pretende ser um pequeno contributo da coordenação geral desta publicação à realização do I Congresso Internacional do Instituto de Estudos Avançados de Catolicismo e Globalização, sob o tema «Morte: Leituras da humana condição», que terá lugar nos dias 21 a 24 de fevereiro de 2019, em Guimarães, mobilizando o universo académico português e não só", sublinha a Paulinas Editora, na síntese online colocada na sua página oficial na Internet.

O Calendário conta com o especial apoio do Alto Comissariado para as Migrações, procurando também destacar 2019 como "Ano Internacional da Moderação", declarado pela ONU.

"Num contexto de grande mobilidade humana – migrantes, refugiados, turistas, etc. – é importante assinalar esta temática mediante a promoção do diálogo, da tolerância, da convivência e da cooperação", sublinha a Paulinas Editora. 

Educris|04.11.2018



AJUDA de Navegação


© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |