Regina Coeli: «O Espírito é fonte de santidade»

Na oração do Regina Coeli, nesta manhã de Pentecostes, o Papa Francisco recordou a vocação de todo o batizado à santidade, uma vocação que procede do "Espírito Santo".

Leia, na íntegra, a alocução do Santo Padre!

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Na presente festa de Pentecostes culmina o tempo pascal, focado na morte e ressurreição de Jesus. Esta festa faz-nos recordar e reviver a efusão do Espírito Santo sobre os apóstolos e outros discípulos reunidos em oração com a Virgem Maria no Cenáculo (cf. Atos 2: 1-11). Nesse dia começou a história da santidade cristã, porque o Espírito Santo é a fonte da santidade, que não é privilégio de poucos, mas a vocação de todos.

Pelo batismo, na verdade, somos todos chamados a participar da mesma vida divina de Cristo e, com a Confirmação, a tornar-se suas testemunhas no mundo. «O Espírito Santo derrama a santidade em todos os lugares no santo povo fiel de Deus» (Exortação Apostólica Gaudete et exsultate, 6). « Deus deseja santificar e salvar todos os homens não de modo individual e sem qualquer laço entre eles, mas fazendo-os um povo que O reconhece  na verdade e O serve em santidade» (Const. Constituição dogmática. Lumen Gentium, 9).

Já pelos profetas antigos o Senhor anunciou o seu desígnio para com o povo. Ezequiel: «Vou colocar meu espírito dentro de vós e far-vos-á viver de acordo com as minhas leis e observar e colocar em prática as minhas normas. [...] tu serás o meu povo e eu serei o teu Deus» (36, 27-28). O profeta Joel: «Derramarei o meu espírito sobre todos os homens e os vossos filhos e filhas tornar-se-ão profetas. [...] Mesmo sobre os escravos e escravos naqueles dias eu derramarei o meu espírito. [...] quem invocar o nome do Senhor será salvo» (3.1-2.5). E todas essas profecias são realizadas em Jesus Cristo, «mediador e garante do perpétuo derramamento do Espírito» (Missal Romano, Prefácio após a Ascensão). E hoje é a festa da efusão do Espírito.

Desde aquele dia de Pentecostes, e até o fim dos tempos, essa santidade, a plenitude que é Cristo, é dada a todos aqueles que se abrem ao Espírito Santo e se esforçam para lhe ser dóceis. É o Espírito que nos faz experimentar uma alegria plena. Ao entrar em nós, o Espírito Santo derrota a secura, abre os corações para a esperança e estimula o amadurecimento interior no relacionamento com Deus e com o próximo. Isto é o que nos diz São Paulo: «O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio» (Gl 5.22). Tudo isto faz o Espírito em nós. É por isso que hoje celebramos essa riqueza que o Pai nos dá.

Peçamos à Virgem Maria nos obter mesmo hoje à Igreja um renovado Pentecostes, uma juventude renovada que nos dê a alegria de viver e testemunhar o Evangelho e «infunda em nós um profundo desejo de ser santo para a maior glória de Deus» (Gaudete et Exsultate 177).

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades