Santarém: Tomar recebe VIII edição do Encontro de Secundário

Iniciativa vai realizar-se em Tomar, nos dias 13 e 14 de abril sob o tema «Desa(r)ma-te!».

Mais de 1700 alunos do ensino secundário de17 dioceses portuguesas vão participar no VIII Encontro Nacional de Ensino Secundário (VIIIENES) da disciplina de EMRC. Sob o tema «Desa(r)ma-te!» os alunos vão ser convidados a tomar parte da "mística dos templários" com momentos "de alegria, convívios e compromisso com o bem de todos":

"Esperamos que seja momento de festa, de encontro e crescimento para estes alunos que connosco fazem uma experiência significativa de crescimento individual e coletivo no secundário", afirma ao Educris o professor Fernando Moita, coordenador nacional da disciplina.

"Com o tema ««Desa(r)ma-te!», quisemos dar aos alunos a ideia de que é verdadeiramente feliz quem se ama e quem ama os outros. Para isso é necessário desprender-se de si para, em conjunto com os outros descobrir o serviço como razão de vida".

O imaginário do VIII ENES vai recuperar o ideário inicial dos Templários, desde há muito presente na cidade do rio Nabão:

"Ao longo destes dias vamos levar os alunos à descoberta da mística dos templários representada em três nós de uma corda e em todos os momentos do encontro", reforça o responsável.

Com início marcado para as 18h30 do dia 13 de abril no Parque Mouchão, o acolhimento e o jantar vão decorrer "em ambiente medieval". Segue-se "um percurso noturno que leva os participantes ao Convento de Cristo". Aí espera-os um momento de "reflexão e de concerto" onde vão ser convidados a "descobrir o tesouro dos Templários através do silêncio e da música".

D. José Traquina, Bispo de Santarém, vai estar presente neste momento "investindo" os alunos no compromisso de "cavaleiros" num compromisso com o "Bem ao serviço de todos" na linha das várias Unidade Letivas trabalhadas e aprofundadas na disciplina como "«A ética e a economia», «Um Sentido para a vida, a questão da «ética e valores», a  «Política,ética e religião» e a «Civilização do amor».

No segundo dia, 14 de abril, o dia começa bem cedo com um «jogo de pista» em que os alunos vão conhecer "os pontos mais importantes da cidade de Tomar como a sinagoga, a Igreja de São João Baptista ou a Igreja de Santa Maria dos Olivais, igreja mãe dos Templários".

O VIII ENES termina pelas 15h00 após a realização de um converto/mensagem.

Educris|09.04.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades